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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção de Formação Musical e Música de Conjunto, nas turmas de Coro G e de Formação Musical do sexto grau, no Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2018/2019. O Relatório integra um estudo de investigação desenvolvido com base num projeto construído na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, o qual reflete a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Numa primeira parte do Relatório, centramo-nos no conhecimento do contexto da escola e do ensino. São apresentadas descrições reflexivas das nossas aulas, enquanto estagiário, nas disciplinas de Coro e de Formação Musical, assim como são disponibilizadas as planificações, reflexões, e o material didático utilizado para a avaliação do desempenho dos alunos no contexto escolar. Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “A Tecnologia como ferramenta no desenvolvimento auditivo dos alunos de Formação Musical”. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (1) Em que medida a tecnologia contribui para a motivação da aprendizagem na Formação Musical? (2) Como implementar estratégias, utilizando a tecnologia como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Formação Musical? Foi desenvolvida uma estratégia pedagógico-didática, através da utilização de uma aplicação tecnológica chamada “Ouvido Perfeito”, com o objetivo de desenvolver a aprendizagem de competências musicais, mais especificamente o ouvido intervalar e harmónico, o desenvolvimento da motivação e do interesse dos alunos pela formação musical. A investigação baseou-se na análise do resultado da utilização da aplicação “Ouvido Perfeito” no Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram planificação e lecionação das aulas, e registos de observação; fichas/testes de avaliação; realização de dois inquéritos por questionário; análise de dados; e reflexões produzidas com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais.
No desenvolvimento de aplicações sensíveis ao contexto é importante que existam aplicações/plataformas que sejam responsáveis pela descoberta e processamento das informações do contexto e que disponibilizem essa informação para ser usada por essas aplicações. Neste trabalho é apresentado um sistema autónomo para caracterização do contexto de um local, com informação sobre a sua localização, sobre as condições ambientais e sobre a natureza da instituição onde se encontra esse espaço, e que permite disponibilizar essa informação para que possa ser facilmente usada por outras aplicações. As avaliações preliminares mostram que o sistema permite obter informações de contexto relevantes relacionadas com o local e com as características e natureza da instituição onde este se insere. Esta framework pode ser útil para facilitar a obtenção de informação de contexto em espaços públicos e na sua disponibilização para ser usada por aplicações sensíveis ao contexto.