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O relatório presente surge no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto. O referido documento divide-se em duas partes. Na primeira apresenta-se a descrição e reflexão crítica do estágio de natureza profissional, resultante do trabalho desenvolvido na Academia de Música de Elvas, desenhando uma linha temporal que sistematiza o “sumo” de vinte anos de docência, vertidos numa reflexão atual, consolidada nas dimensões teórica e prática. A segunda parte do relatório expõe um amplo conjunto de considerações acerca da intervenção da disciplina de Formação Musical no âmbito do Ensino Artístico Especializado da Música. Esta componente é suportada por exemplos específicos, materiais pedagógicos e sínteses descritivas. Neste contexto, assumem particular relevância pressupostos conceptuais como a Democracia Cultural, o Ecletismo ou as Perspetivas Pedagógicas inerentes à área disciplinar abordada. Se Kemp considerava que “é a criatividade dos compositores que determina a criatividade dos intérpretes”. É possível que consideremos que “é a consistência da Formação Musical que determina e condiciona a construção de um músico”. Elementos como a capacidade de trabalho, talento, criatividade, inteligência emocional, motivação, entre outros, estarão sempre “indexados” ao domínio que se tem da linguagem musical, no seu todo, objeto de estudo da Formação Musical. Talvez o seu desiderato perene seja contribuir para que os alunos tenham a oportunidade de contactar, conhecer, exprimir e adquirir uma visão universal da música, que lhes permita, também, ter consciência da diversidade cultural.