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Contém: 17 peças : color., plástico
Tese de Doutoramento em Enfermagem, Universidade de Lisboa, 2010
Manuais escolares
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Trabalho original apresentado à Universidade de Aveiro (Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, para a obtenção do grau de Doutor em Didáctica.
O presente estudo teve como objectivo verificar quais as concepções de avaliação de dois professores de português, que instrumentos de avaliação utilizavam e se haveria alguma correspondência entre as suas concepções e a utilização de instrumentos diversificados feita de forma sistemática A escolha do tema deve-se à polémica que a propósito dele se tem gerado nas escolas. Este artigo apresenta de forma sumária as fases de um estudo meramente exploratório.
Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão. Área de especialização: Língua estrangeira/inglês, apresentada à Universidade de Aveiro.
O estudo que vamos apresentar centra-se na linguagem de sala de aula, no contexto do ensino de inglês no 2º ciclo do ensino básico. Envolver 4 professores cooperantes cujas aulas foram gravadas e analisadas, com a finalidade de identificar instruções claras e menos claras. Realizam-se três sessões de formação em diferentes momentos do projecto, tendo em vista o desenvolvimento profissional dos participantes. Os resultados obtidos permitam-nos concluir que a auto-observação crítica de linguagem de sala de aula pode contribuir para um ensino reflexivo e para a emergência de professores e formadores reflexivos.
Com a presente comunicação pretende-se demostrar a importância da análise da linguagem de sala de aula, realizada pelos próprios professores, numa perspectiva crítica e de desenvolvimento profissional. O estudo que se apresenta centra-se na clareza do discurso utilizado para dar instruções quando se organizam tarefas de índole comunicativa. Foram gravadas aulas e transcritas as instruções, com a finalidade de, delas, se fazer uma análise detalhada. Realizam-se três secções de formação em diferentes momentos de desenvolvimento do projecto, sempre numa perspectiva de trabalho colaborativo. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que uma auto-observação crítica da linguagem de sala de aula poderá ser uma componente fundamental na implementação de um ensino reflexivo e no desenvolvimento profissional de professores e formadores reflexivos.
Com a presente comunicação pretende-se demonstrar a importância do espaço dedicado á Prática Pedagógica nos currículos de Formação inicial das Escolas Superiores de Educação. Apresentam-se, de forma sucinta, vários modelos de formação de professores, situando-se a Escola Superior de Educação de Castelo Branco no contexto actual e possível, mas antecipando um futuro desejável, mais consentâneo com as correntes de formação que se vêm posicionando de acordo com o paradigma reflexivo. Considera-se que o espaço e o tempo das práticas pedagógicas devem ser entendidos na sua especificidade como privilegiados, se queremos caminhar com firmeza no sentido de um ensino mais humanizado, menos tecnocrata e mais preparado para enfrentar a viragem do século.
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Inspecçäo Escolar
Meios de comunicação de massas
Contém: vol. 1 : 3 num oito
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27292TFCEBA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27462TFCNHQA.
Em Julho de 2001 foi lançado, pela Comissão das Comunidades Europeias, o Livro Verde para a Responsabilidade Social. Este documento define Reponsabilidade Social como um comportamento que as empresas adoptam voluntariamente e para além das prescrições legais, porque consideram ser esse o seu interesse a longo prazo. Neste sentido, Responsabilidade Social corresponde à integração dos valores do Desenvolvimento Sustentável - o desenvolvimento que permite às gerações presentes satisfazer as suas necessidades, sem pôr em causa a mesma possibilidade às gerações futuras - em toda a gestão das empresas. Esta gestão é orientada por objectivos relacionados não só com a rentabilidade, mas também com uma preocupação no futuro, tendo em conta o planeta e as pessoas, adoptando desta forma um tipo de gestão mais moderno. É responsabilidade das empresas um relacionamento mais estreito com o seu meio envolvente (interno ou externo), obrigando-se a justificar as suas atitudes perante todos aqueles que possibilitam a sua existência. Este artigo centra-se na problemática relacionada com o conceito e a prática da RS em Portugal, prestando-se particular às instituições de ensino superior, perspectivando-se ainda um programa estratégico passível de ser adoptado pela Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco no sentido de promover um processo de Responsabilidade Social.
Objetivos: Avaliar a relação entre a arquitetura muscular (AM) do gémeo interno (GI), a produção de força dos músculos flexores plantares (MFP) e o índice de oclusão arterial, num grupo com doença arterial periférica (grupo DAP), comparativamente a um grupo controlo (sem DAP).Relevância: São conhecidas as alterações da funcionalidade, nomeadamente na marcha e da função da bomba muscular da perna, do indivíduo com DAP, pelo que importa aos fisioterapeutas conhecer as alterações funcionais e estruturais associadas a esta disfunção. Amostra: Foram incluídos 25 sujeitos, 13 controlo e 12 com DAP, indicados pela consulta de cirurgia da unidade local de saúde, totalizando 15 pernas avaliadas por grupo. Material e métodos: Os participantes foram avaliados numa única sessão. A força dos MFP e amplitude de movimento da tibiotársica foram avaliadas por dinamometria isocinética (60º/s e 120º/s); a AM do GI por ultrassonografia e o índice tornozelo braço (ITB) por doppler. Foram avaliadas as diferenças entre os grupos com e sem DAP; No grupo com DAP, foram avaliadas as diferenças entre subgrupo com maior e menor severidade de oclusão (ITB<0,7 e ITB≥0,7); e foram estabelecidas correlações entre os dados de dinamometria isocinética com os da AM no grupo com DAP. Análise estatística: Descritiva e inferencial, não paramétrica. Diferenças estudadas com o teste Mann-Whitney e correlações através de coeficiente de correlação de Spearman, com nível de significância 0,05. Resultados: Comparado com o grupo controlo, os MFP do grupo DAP, apresentaram menores valores de momento de força máxima, momento de força máxima por unidade de peso corporal, trabalho total e potência média a 60º/s e 120º/s (P<0,05). Identificou-se, no grupo DAP ITB<0,7 menor momento de força máximo por unidade de peso corporal a 60º/s e 120º/s, comparativamente ao grupo DAP ITB≥0,7. Não se observaram diferenças entre grupo DAP e controlo na AM do GI, nem esta se relacionou com a força dos MFP ou alterada em função da gravidade da DAP. Conclusões: Sujeitos com DAP apresentam menor força dos MFP, que sujeitos sem DAP, que agrava com a severidade da obstrução arterial. Contudo, a AM do GI parece semelhante nos dois grupos, sem ter relação com a força muscular.
Em Portugal o consumo de fruta per capita é superior ao de muitos países da Europa. A procura de ameixa em 1998 foi sempre superior à oferta. Assim, para satisfazer as necessidades, a oferta nacional é complementada com o mercado importador, cujo principal fornecedor continua a ser a Espanha, com um peso de cerca de 81% do total das importações, tendo este país reforçado a sua posição em 1998 em relação ao ano anterior. Os principais destinos de exportação para a ameixa fresca nacional, são em primeiro lugar, o Reino Unido. Seguido do Brasil, da Espanha e da Irlanda, com pesos de 33%, 24%, 23% e 17%, respectivamente (Gama, 2000). Em Portugal, os pomares de ameixeira (doméstica e japonesa) encontram-se espalhadas por todo o país, contribuindo, a nível nacional, a região Ribatejo e Oeste com cerca de 56% para a superfície e 58% para a produção (Gama, 2000). Na Beira Interior a expansão da ameixeira encontra-se em declínio devido, em parte, à dificuldade de escoamento do produto. A cultura de ameixeira distribui-se essencialmente pelos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão (Gama, 2000). Embora a cultura da ameixeira represente uma fracção relativamente pequena no sector frutícola nacional pode, no entanto, constituir-se como alternativa no aumento da diversidade frutícola. Nesse sentido, para uma mais consciente opção por parte dos agricultores foram instalados diversos ensaios com ameixeiras em Portugal. O presente artigo tem como objectivo principal a publicação de resultados referentes a um desses ensaios.
O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada onde se faz a caracterização da escola e dos alunos, apresentam-se as planificações e os relatórios de aula, finalizando com uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título O ensino e a aprendizagem da tuba: Compêndio de Repertório de Apoio ao Estudo para o 1º Grau. A falta de repertório para o ensino no 1º grau de tuba/bombardino foi o mote para a realização desta investigação. O trabalho apresenta uma metodologia que foi testada em quatro alunos do 1º grau de duas instituições de ensino. O compêndio é constituído por um conjunto de peças adaptadas e escritas para o instrumento, o qual também inclui as respetivas gravações, culminando com uma canção para viola e piano de Joly Braga Santos, adaptada para bombardino pelo professor Adélio Carneiro.
Este artigo aborda o problema da motivação para a leitura, especialmente no caso dos rapazes com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Algumas investigações evidenciam que os rapazes leem menos do que as raparigas porque eles não estão intrinsecamente motivados e não lhes é proporcionado o acesso ao tipo de livros que poderão gostar. Apresentamos, aqui, parte de um Projeto Europeu, Boys Reading, como um bom exemplo da possibilidade de conquistar leitores relutantes para os livros. Na verdade, se os rapazes estiverem verdadeiramente motivados e contactarem com textos que apreciem, as suas atitudes mudam e podem tornar-se leitores. São apresentados dois estudos de caso desenvolvidos em duas escolas diferentes em Portugal, com algumas evidências de que é possível transformar leitores relutantes em leitores ávidos.