Atitudes portuguesas e europeias perante as línguas
Pinto, Paulo Feytor
2002
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Contém: 2 fatias de fiambre : color., plástico, cor-de-rosa
Dissertação apresentada ao IPCB para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Descrição baseada em: Vol. 16, nº 1 (Jan./Mar. 1998)
Contém referências bibliográficas
Contém referências bibliográficas
Dissertação de mestrado em cuidados paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2013
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2013
Assistência domiciliar
Dor crónica não maligna
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2013
Pesquisa de recolha documental realizada pelo Prof. Doutor Ernesto Candeias Martins nos anos 2010/2011
Pesquisa de recolha documental realizada pelo Prof. Doutor Ernesto Candeias Martins nos anos 2010/2011
Dissertação de Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-8476TFCPAN ; C30-8598TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-6499TFCEARA ; C30-6509TFCEARA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26125TFCEBA.
Este trabalho teve o apoio do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra, Unidade I&D financiada pela FCT.
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Na qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade.
No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação:
- A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos?
- Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa?
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Bibliografia : f. 41
Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de
Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitectura, da Universidade Técnica de
Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design
Gráfico.
Nos tempos actuais o recurso a sistemas cimputorizados é cada vez mais frequente e procurado em todos os ramos de actividade. A crescente utilização de sistemas de reconhecimento de fala, de detecção de sinais e até mesmo de afinação de instrumentos musicais tem levado ao desenvolvimento de novas técnicas nestes variados campos, o que tem originado o interesse cada vez maior por estas tecnologias. Verificando-se uma necessidade de recuros no apoio à instrumentação no laboratório, desenvolveu-se um espectrograma para PC na banda áudio, capaz de adquirir um sinal e fazer a sua análise no tempo e na frequência, com recurso à Transformada Rápida de Fourier (FFT). Para tal desenvolveu-se um programa de computador capaz de aplicar a FFT para posterior visualização dos resultados.
Dissertação de mestrado à Universidade de Nottingham como requisito parcial para obtenção do grau de Master of Education in Supervision
Dissertação de mestrado à Universidade de Nottingham como requisito parcial para obtenção do grau de Master of Education in Supervision
Geralmente, nos atletas, a capacidade de mudar rapidamente de direção é muitas vezes a diferença entre o sucesso e o fracasso. Nas modalidades desportivas, sejam individuais ou coletivas, os movimentos rápidos exigem uma grande capacidade de agilidade, isto é, de reagirem imediatamente, seja para acelerar, desacelerar ou mudar de direção em resposta a situações de jogo.
A agilidade é considerada como a habilidade para mudar de direção rapidamente (Ackland, Elliot & Bloomfield, 2009). Recentemente, a agilidade foi definida como a habilidade para manter ou controlar a posição do corpo, enquanto se muda de direção rapidamente, durante uma séria de movimentos (Twist & Benicky, 1996). Para os investigadores em biomecânica a agilidade deverá ser analisada segundo alterações mecânicas verificadas ao nível da mudança da posição do corpo.
Este estudo é baseado numa análise comparativa entre três testes de agilidade, sendo eles: o Illinois Agility Test, o 5-0-5 Agility Test e o Pro-Agility Shuttle Test (Dawes, J.; Roozen, M., 2012).
The spread of multidrug-resistant (MDR) Klebsiella pneumoniae in the nosocomial setting represents a big challenge to infection control teams. We have recently developed a simple spectroscopic-based method with excellent accuracy, turnaround time and cost-effectiveness (Rodrigues et al. mSystems 2020) for bacterial typing. Here, we applied our method in a real clinical context to support early identification of an outbreak involving KPC-3-producing K. pneumoniae ST147 isolates. Our results further support that attenuated total reflectance Fourier transform infrared (FT-IR) spectroscopy can provide enough information to support early and adequate infection control measures and therapeutic choices in the context of nosocomial outbreaks and hospital surveillance.
Within a pulp industry production process, a drop in the performance of a wood log rotary debarker
was identified. Such loss of performance was due to the occurrence of excessive wear of the device’s
cutting blades, requiring their regular and premature replacement. The material used to manufacture
the cutting blades, Hardox 500, has characteristics considered adequate for the required use. However,
it was concluded that the blade manufacturing process degraded its mechanical properties, leading
to its premature wear when placed in service. The present study intends to propose, characterize, and
validate an alternative cutting process to manufacture the debarker’s cutting blades. Abrasive waterjet
cutting technology was proposed to produce the cutting blades. The suitability of this manufacturing
process is discussed considering the specified geometry and the material characteristics of the resulting
cutting blades.
O livro apresenta os resultados de um estudo de caso referente a uma escola do 1º ciclo no âmbito dos estudos de avaliação da reforma educativa. São analisadas diversas variáveis relacionadas com a eficácia das escolas, designadamente o currículo, o apoio aos alunos, a gestão, o clima de escola e os recursos, entre outras.
Apresentam-se os instrumentos utilizados, bem como conclusões e recomendações.