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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório caracteriza a prática docente desenvolvida no âmbito da área curricular de Prática de Ensino Supervisionada assim como o trabalho de investigação integrado no Projeto de Ensino Artístico integrados no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas (Esart) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sendo dividido em duas partes. A primeira parte incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada e inclui a caracterização da escola e meio sociocultural envolvente, descrição dos alunos, planificações, matrizes de provas e critérios de avaliação bem como relatórios das aulas realizadas, concluindo com uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no processo de ensino/aprendizagem no presente ano lectivo. A segunda parte descreve a investigação efectuada sob o título O Ensino da Guitarra Portuguesa: práticas da fase inicial da aprendizagem na tradição oral versus ensino oficial em contexto de conservatório. Neste trabalho pretendemos analisar as fases iniciais da aprendizagem da guitarra portuguesa nos diversos contextos em que ela ocorre, através da sua caracterização nos ambientes tradicionais pelos processos da tradição oral ligados ao fado de Lisboa e Coimbra bem como no ensino oficial em contexto de conservatório. Esta caracterização será efectuada através de revisão da bibliografia existente e da realização de inquéritos a guitarristas actualmente em actividade. Pela recente inclusão da guitarra portuguesa nos planos de estudo oficias interessa-nos conhecer e caracterizar as fases iniciais da aprendizagem e a faixa etária correspondente aos alunos do 2º ciclo e início de 3º ciclo em ensino articulado. Por termos verificado ao longo de vários anos lectivos a falta de repertório quer escrito quer da tradição oral adaptado às características destas idades, procuramos práticas e soluções que harmonizem as exigências formais do ensino oficial com as raízes da tradição oral.