Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
O estudo pretende avaliar o impacto de um programa de intervenção psicomotora no meio aquático no desenvolvimento do perfil psicomotor e das competências da leitura e da escrita num jovem do género masculino de 16 anos de idade com síndrome fetal alcoólica. Procedeu-se à avaliação do perfil psicomotor, através da Bateria de Observação Psicomotora de Vítor da Fonseca, e das competências de leitura e escrita, através de uma grelha de palavras avaliando o número de palavras e a velocidade da leitura e escrita. Aplicou-se um programa de intervenção psicomotora, em simultâneo com a leitura e escrita, em contexto sala de aula e em meio aquático. No fim do programa, procedeu-se a nova avaliação, pelo mesmo método do processo inicial, procurando apurar evoluções nos domínios mais fracos. Verificaram-se melhorias nos fatores psicomotores de equilibração e lateralização, evidenciando um aumento do número de palavras globalizadas, assim como uma melhoria na qualidade gráfica.