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Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interactivos, Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia, Castelo Branco, 2012
O engagement representa as qualidades positivas que os seres humanos conseguem retirar do seu trabalho. É constituído por três sub-escalas, das quais também importa a sua avaliação individual São a dedicação, a absorção e o vigor. Objectivos: Avaliar os níveis de engagement nos Docentes da Escola Superior de Saúde Doutor Lopes Dias (ESALD). Material e Métodos: Foram estudados 25 Docentes da ESALD, aos quais foi aplicado o inquérito Ultrech Work Engagement Scale (Shaufeli, Salanova, Gonzáles-Romá, Bakker, 2002 ), cujo objectivo é a avaliação do engagement e das suas três sub-escalas. Resultados: Obtiveram-se valores de engagement, tanto individualmente como nas suas três sub-escalas (dedicação, a absorção e o vigor), muito animadores e indicadores de um bom estado de empatia com o trabalho, não tendo nenhum dos docentes apresentado valores baixos, sendo a média de 64,84 pontos e o desvio padrão de 12,96 pontos (o máximo possível é de 81 e o mínimo de 26). A dedicação obteve uma média de 24,32 pontos e um desvio padrão de 5,72 (o máximo possível é de 30 e o mínimo de 6), a absorção ficou-se por uma média de 21,92 pontos e um desvio padrão de 4,04 (máximo possível é de 28 e o mínimo de 14 pontos) e a sub-escala vigor obteve uma valor médio de 18,60 pontos, com um desvio padrão de 5,62 pontos (máximo possível de 27 pontos e mínimo de 5 pontos). Conclusão: Com a realização deste trabalho podemos concluir que há uma relação positiva entre o trabalho desempenhado e o docente, uma vez que este consegue retirar positividade do seu desempenho profissional.
Introdução: O conhecimento que os Enfermeiros possuem acerca de uma determinada patologia é fundamental para a sua metodologia de atuação. Objetivos: Avaliar o conhecimento que os enfermeiros do hospital Sousa Martins possuem acerca do VIH/SIDA. Material/Métodos: Aplicação de um inquérito (HIV-Knowledge Questionnaire), com avaliação das respostas corretas, entre 0% e 100% (correspondente respetivamente a 0 respostas certas e a todas as 62 respostas corretas). A percentagem obtida é proporcional ao conhecimento demonstrado. População: 157 enfermeiros do Hospital Sousa Martins, Guarda. Resultados: Os elementos da amostra obtiveram uma média de 82,7% de respostas certas, sendo o máximo de conhecimento obtido de 96,8% e o mínimo de 44,8%. A mediana situou-se nos 83,9%. Verificou-se que o sexo masculino obteve uma média de 83,4% e o sexo feminino de 82,5%. Conclusões: Os homens surgem com valores de conhecimento ligeiramente mais elevados, face às mulheres, contudo esta diferença não se apresenta como significativa. No cômputo geral o valor obtido, apesar de satisfatório, situa-se algo abaixo de alguns estudos internacionais com amostras semelhantes.
Os Enfermeiros são um dos grupos profissionais da área da Saúde que recebem grande número de formações acerca da problemática do VIH/SIDA, não só no decorrer da sua Licenciatura como também ao longo da sua vida profissional. Importa assim saber como é que realizam esta aplicação de conhecimentos não só na sua vida profissional como também na sua vida privada.
O estudo do engagement apresenta-se como muito importante em profissões que lidam directamente com o público. O engagement surge como a capacidade que o ser humano apresenta de retirar situações positivas do seu trabalho. Apresenta-se como um conceito relativamente novo, integrado na nova corrente psicológica, designada de psicologia positiva, que tenta avaliar o lado positivo da componente humana. É constituído por três dimensões como o vigor, a dedicação e a eficácia no trabalho. O vigor caracteriza- -se por altos níveis de energia enquanto se desenvolve a profissão, de um forte desejo de esforço durante o trabalho e de resistência. Por seu lado a dedicação diz respeito a altos níveis de significado atribuído ao trabalho, entusiasmo e dedicação, referindo-se especificamente à identificação do trabalhador com o trabalho que realiza. A eficácia caracteriza-se por o trabalhador estar completamente concentrado na sua tarefa, pela atenção focalizada, claridade mental e gozo na realização das tarefas. No nosso caso concreto, decidimos pelo estudo desta problemática nos docentes de uma Escola Superior de Saúde. Obtiveram-se valores muito positivos relativos às três sub-dimensões, remetendo-nos para níveis de capacidade de trabalho muito elevados, por parte dos professores, que se reflectirão, em último caso, na formação académica dos alunos e mais tarde no desempenho profissional destes.