Search results
4 records were found.
Dissertação de mestrado em Química Física, Universidade de Coimbra, 2001
Dissertação apresentada à Universidade de Coimbra para cumprimento dos requisitos necessário à obtenção de grau de Mestre em Química, na especialidade de Química Física
Actualmente com o desenvolvimento das novas Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) abriram-se novos caminhos para o ensino das Ciências, permitindo
desenvolver novas técnicas de ensino bem como melhorar as antigas.
Com vista a permitir um melhor ensino e aprendizagem da Química e da Bioquímica,
pretende-se recorrer às novas TIC como suporte às aulas “tradicionais”. Com este trabalho
pretende-se conseguir uma melhor transmissão de conhecimentos, bem como uma melhor
avaliação dos mesmos, apoiando-nos nas tecnologias e aplicações emergente, tais como os
“Campus Virtuais”, os programas de ensino e avaliação on-line (E-learning), os quadros
interactivos, cuja utilização não fica restrita à sala de aula nem ao horário da unidade
curricular.
São apresentados e analisados alguns trabalhos realizados dentro desta temática,
tentando-se no geral realizar um estudo globalizador desta realidade, envolvendo diferentes conhecimentos. Neste sentido, foram descritos os trabalhos, focando todas as etapas desde
a concepção à execução de conteúdos multimédia para apoio à docência até à sua
implementação dentro e fora da sala de aula por intermédio dos quadros interactivos e das
plataformas de e-learning. No desenvolvimento destes recursos, foram utilizados diversos
programas informáticos, desde programas de visualização de moléculas a programas que
geram testes de avaliação e monitorizam a evolução dos alunos seguindo-se a inclusão
destes conteúdos numa plataforma electrónica de ensino ou a sua utilização em sala de
aula através dos quadros interactivos, criando ferramentas bastante completas para o
ensino da Química e da Bioquímica.
Ao longo deste trabalho foi-se adquirido a experiência necessária para a elaboração
das ferramentas mais adequadas a este tipo de ensino, tendo sido recolhida informação
suficiente para poder avaliar, através de testes estatísticos, que houve uma contribuição
significativa das novas TIC no ensino destas unidades curriculares, de cariz extremamente
prático.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion