Search results
6 records were found.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
No seu Projeto final, a Aluna desenvolveu o tema “Caricaturas dos Ícones da Moda, Aplicação e Transformação de Peças de Vestuário”.
Desenhou as caricaturas de cinco grandes Ícones da moda internacional. Retirou os elementos característicos dos vários Ícones e fez a ilustração dessas mesmas caricaturas. Posteriormente, aplicou técnicas de bordado das diversas caricaturas em pecas como t-shirts, sweat t-shirts, casacos básicos, entre outras peças de vestuário, utilizando a metodologia de Bruno Munari. Também aplicou na técnica de bordado alguns materiais, considerados desperdícios, por algumas empresas, como por exemplo linhas de bordar, tendo em conta as questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, tão essenciais, no mundo de hoje. Por fim criou um Lookbook com as peças apresentadas no Projeto.
O movimento Slow Fashion, tem como máxima a existência de uma maior consciência no consumo do vestuário rivalizando com o Fast Fashion, alertando os consumidores para o modo de produção das roupas e para o consumo excessivo e irrefletido que põe em causa a sustentabilidade do planeta.
A Burel Factory é uma empresa que se apresenta neste novo contexto, e foi esse princípio que a mestranda priorizou tendo-a selecionado para a concretização do seu estágio.
Este relatório faz uma abordagem teórica sobre o movimento Slow Fashion, onde se faz referência a novas fibras, a novos conceitos de fabrico e produção de têxteis sempre com o intuito de contribuírem para a sustentabilidade. O Burel terá sido a matéria-prima mais usada, pelo que se dá, aqui, uma maior ênfase, destacando-se a sua origem, as suas características e a sua história.
O presente relatório descreve, ainda, as atividades de estágio da mestranda que decorreram na empresa Burel Factory, com sede em Manteigas e na TrendBurel, em Lisboa, ao longo de um período de cinco meses.
Com este estágio, a mestranda vivenciou experiências múltiplas no mercado laboral no âmbito da tecelagem do burel, da confeção dos produtos, no desenvolvimento de novos projetos, bem como na área de marketing.