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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música
Esta dissertação analisa os métodos didáticos de Enrique Granados e discute a sua aplicação no estudo e interpretação das Goyescas. Além de importante pianista e compositor, Granados foi também um reconhecido pedagogo. Seus métodos didáticos não chegaram a ser publicados em vida, à excessão do método de 1905 sobre o pedal. Esses textos revelam um professor metódico e criativo que se distanciava de uma tradição de ensino focada em exercícios repetitivos e no adestramento dos dedos. A abordagem de outros movimentos corporais, bem como a ênfase de Granados no pedal, considerada à época pioneira na Espanha, aproximam-no de pedagogos como Deppe, Matthay e Leschetizsky. Os métodos do compositor não fornecem soluções completas e acabadas, mas, antes, indicam maneiras práticas de se estudar e discutem princípios técnicos e interpretativos de forma leve e acessível. As ideias de Granados podem ser úteis no estudo e interpretação das Goyescas, ainda que estejam longe de fornecer respostas a todas as questões técnicas e interpretativas de uma obra tão complexa. Os métodos são também um estímulo à criatividade, que pode ser importante aliada na interpretação de uma obra com referências extramusicais como as Goyescas