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Este estudo tem como principais objectivos determinar o perfil do consumidor do mel em Portugal e as suas atitudes face ao produto, à produção e ao consumo de mel. Para esse efeito foi elaborado e aplicado um questionário directo online. Este questionário foi aplicado uma amostra representativa de 1037 indivíduos. Foi efectuado um pré-teste do inquérito com cerca de 30 inquiridos. Foram ainda analisadas as atitudes face ao produto, o apoio à apicultura, o foco apícola e as normas subjectivas sobre a produção e ao consumo de mel efectuado de acordo com da Teoria do Comportamento Planeado (TCP) de Ajzen.
Este estudo tem como principais objectivos determinar o perfil do consumidor do mel em Portugal e as suas atitudes face ao produto, à produção e ao consumo de mel.Para esse efeito foi elaborado e aplicado um questionário a uma amostra representativa de 1025 indivíduos. Foi efectuado um pré-teste do inquérito com cerca de 30 inquiridos, tendo-se de seguida procedido ao envio do inquérito final. Para análise dos dados recorreu-se à Estatística descritiva das variáveis em estudo e efectuou-se o cálculo do índice de consistência interna alpha de Cronbach, tendo registado um valor superior a 0,8. O agregado familiar dos inquiridos é, na sua maioria, constituído por 3 elementos. Da totalidade da amostra 12 % são produtores de mel, o que é um bom indicativo, pois durante algum tempo pensou-se que apenas os produtores consumiam mais mel. Dos consumidores 40% fazem-no regularmente (todos os dias ou semanalmente). Cerca de 95% dos portugueses consomem mel português por entenderem que é de qualidade, e de confiança. Poucos inquiridos conhecem a diferenciação entre mel monofloral e multifloral, pelo que não é uma opção quando da sua compra. O mel é o produto da colmeia mais conhecido e consumido, sendo que alguns inquiridos desconhecem a existência de outros produtos. Foram ainda analisadas as atitudes atitudes face ao produto, o apoio à apicultura, o foco apícola e as normas subjectivas sobre a produção e ao consumo de mel efectuado de acordo com da Teoria do Comportamento Planeado (TCP) de Ajzen. Assim, relativamente às actitudes relativas ao produto, verifica-se que os inquiridos concordam fortemente que o mel é um produto natural com propriedades terapéuticas devendo fazer parte da alimentação. Sobre os aspectos relacionados com a produção e o consumo de mel um terço dos inquiridos concorda que os amigos e a família pensam que os apicultores apenas produzem produtos melíferos. A grande maioria da amostra concorda ou concorda fortemente que os amigos e a família consideram que o mel é extremamente benéfico para a saúde.
Aging systems of wine brandies have been a target of investigation to reduce the costs and aging time. In this study, the extractives and Klason lignin contents of wood fragments used in the aging of wine brandies in stainless steel tanks were evaluated. Two types of wood fragments, known as staves and tablets, and two wood botanical species, Limousin oak (Quercus robur L. from the Limousin region of France) and Portuguese chestnut (Castanea sativa Mill.), with heavy toasting levels were used. The wood extractive and Klason lignin contents were analyzed before and 30 months after the aging of wine brandy. The results showed that the chestnut wood presented the highest content of extractives, while the Klason and total lignin contents were higher in the oak wood. A highly significant effect from the tablets was found on the extractives and Klason lignin contents, while the soluble lignin content was more affected by the staves. Oxygenation of the wine brandies during the aging process negatively affected the release of extractives and lignin from the wood to the brandy, and therefore will impact the overall quality of the brandy.