Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Classe de Conjunto
O presente trabalho é realizado no âmbito do mestrado em ensino da música – instrumento e música de conjunto e apresenta a prática de ensino supervisionada e a investigação realizada.
Numa primeira parte apresenta-se a prática de ensino supervisionada, a qual consistiu em lecionar e acompanhar um aluno nas aulas de violino e uma classe de conjunto, neste caso, a Orquestra Geral do Conservatório de Música de São José da Guarda.
Na segunda parte apresenta-se o estudo realizado sobre a importância da presença dos pais nas aulas de violino na evolução da aprendizagem dos alunos no ensino especializado de música.
Trata-se de um estudo de caso que adota uma metodologia mista, isto é, quantitativa e qualitativa, em que participam três professores e cinco alunos. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram as grelhas de observação e o inquérito por questionário (um aplicado aos alunos e outro aplicado aos professores).
Os resultados demonstram que a presença dos pais influencia a prestação dos alunos nas aulas de violino, mas em determinados casos a presença inibe os alunos e noutros casos estimula-os.