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O conhecimento e o domínio do corpo são essenciais para a criança construir as aprendizagens. Se a criança desenha o que conhece de si mesma, projeta a sua imagem corporal na representação gráfica da figura humana. A análise do desenho da figura humana é mais um dos recursos a que o educador pode recorrer para melhor compreender a criança e até para reconhecer eventuais alterações no seu desenvolvimento motor, percetivo e social. Este estudo tem como objetivo conhecer o esquema/imagem corporal de crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, através da representação da figura humana. Para compreender o fenómeno em estudo, enunciámos o seguinte problema: qual o esquema/ imagem corporal das crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, projetado no desenho da figura humana? Esta investigação é um estudo de caso. A amostra, constituída de forma intencional, é composta por um total de 18 crianças: 12 crianças frequentam um Jardim de Infância (seis de 4 anos; seis de 5 anos) e 6 crianças que frequentam uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (de 6 anos). Para a análise dos desenhos construímos uma grelha de avaliação com base na escala do Teste do Desenho da Figura Humana de Goodenough-Harris. As adaptações foram efetuadas tendo em conta as características da nossa amostra e a resposta ao problema levantado. As principais conclusões demonstram que a influência do género é reduzida nos resultados obtidos através representação gráfica da imagem corporal, o mesmo não acontecendo com a idade, onde se nota uma evolução relativamente ao número de indicadores gráficos entre os 4 e os 6 anos.
Dissertação apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física - Motricidade Infantil.