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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório está divido em duas partes. A primeira parte apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, opção de Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de formação musical, numa turma de coro do mesmo grau e na orquestra sinfónica. A segunda parte encontra-se dividida em duas secções, onde na primeira foi realizada uma pesquisa documental preparatória à investigação e na segunda secção foi desenvolvida uma investigação apoiada numa metodologia de natureza mista com o objetivo de compreender as diferenças das perceções de ensino da disciplina de Formação Musical por parte dos professores da mesma e dos seus alunos. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) Quais os métodos que os professores de Formação Musical conhecem?; a segunda: (ii) Quais os métodos que os professores de Formação Musical utilizam?; a terceira: (iii) Quais são as estratégias que os alunos utilizam na aprendizagem musical?; a quarta (iv) Que estratégias os professores de Formação Musical utilizam para motivar os alunos para a aprendizagem?; e por ultimo: (v) Qua perceções têm os professores e os alunos relativamente às práticas pedagógicas desenvolvidas na aula de FM? A investigação baseou-se na análise do resultado dos inquéritos por questionário realizados a professores de Formação Musical e alunos da disciplina. O questionário foi contruído tendo por base entrevistas prévias e uma revisão de literatura sobre a temática em análise. O facto de termos optado por auscultar simultaneamente alunos e professores, bem como a preocupação de utilizarmos um questionário que permite aferir a opinião dessas duas categorias de respondentes relativamente às mesmas dimensões do processo de ensino-aprendizagem, o que permitiu uma análise comparativa que se revelou útil para uma reflexão sobre aspetos pertinentes relacionados com a lecionação da disciplina de Formação Musical. Foi possível identificar similitudes, mas também divergências, nomeadamente sobre a perceção da motivação para a aprendizagem, sobre o reportório musical utilizado nas aulas e sobre a importância da utilização da improvisação nesse processo, pelo que os resultados obtidos podem suscitar formas de pensar e organizar o ensino da disciplina em análise.
No sentido de um ensino ajustado às fnalidades e às metas preconizadas para o Ensino Básico torna-se fundamental uma seleção apropriada dos recursos didáticos a utilizar. Assim, pensou-se utilizar a canção como ferramenta pedagógica, tal como sugerido por vários pedagogos, tais como Willems, Kodály ou Suzuki, para a aprendizagem e desenvolvimento de competências musicais e técnicas do violoncelo, buscando assim uma maior motivação e interesse do aluno. A investigação foi elaborada em duas partes, onde na primeira foi realizada uma pesquisa documental, preparatória ao estudo empírico com o intuito de elaborar um compêndio de canções tradicionais e/ou populares infantis portuguesas adaptadas ao violoncelo e na segunda secção foi desenvolvida uma investigação-ação com o objetivo de compreender a utilização dessas canções como ferramenta didático-pedagógica para o desenvolvimento de competências, bem como as suas implicações no envolvimento parental no acompanhamento do estudo dos seus educandos. Os resultados mostraram que efetivamente as canções selecionadas foram facilitadoras do desenvolvimento de competências técnicas principalmente dos padrões de dedos e aspetos musicais, taisos resultados demonstraram que os alunos que tiveram maior acompanhamento por parte dos pais/encarregados de educação obtiveram melhores resultados. como: afnação, audição e ritmo. Além disso,