Competências para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade : proposta de um quadro orientador
Type
conferenceObject
Identifier
SÁ, Patricia ; PAIXÃO, Fátima (2013) - Competências para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade : proposta de um quadro orientador. In Encontro Luso Brasileiro, 2, Porto, 1-3 de novembro - Trabalho docente e formação : políticas, práticas e investigação : pontes para a mudança: atas. Porto : CIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativas. p. 1766-1778
978-989-8471-13-0
Title
Competências para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade : proposta de um quadro orientador
Subject
Competências
Ensino das Ciências
Ensino Básico
Ensino das Ciências
Ensino Básico
Date
2016-04-26T11:23:03Z
2016-04-26T11:23:03Z
2013
2016-04-26T11:23:03Z
2013
Description
A falta de uma definição mais concisa da noção de competência e o excesso de entendimentos que proliferam, têm-se vindo a revelar condições indutoras de confusão terminológica e conceptual e evidenciam a necessidade e urgência de clarificação do conceito. Se ao nível da análise semântica é possível encontrar consensos quanto às principais características da competência - saber em uso, constituída por diferentes elementos, pluridimensional, complexa, dinâmica e interativa, de natureza combinatória, transferível e mobilizável para contextos distintos - ao nível da análise estrutural, verifica-se uma grande diversidade na identificação e definição dos elementos que a compõem. Face a esta diversidade, é evidente a necessidade de a investigação se ocupar da clarificação conceptual da noção de competência, em particular das competências orientadas para o ensino, bem como das suas implicações epistemológicas e pedagógicas, no sentido da criação de um entendimento refletido e partilhado deste conceito, que possa conduzir a uma convergência de linguagem na comunidade científica e nos professores e, também, à elucidação de um quadro orientador. O estudo que se apresenta teve como finalidade desenvolver um quadro orientador da definição das competências para o ensino das ciências (EC), ao nível do Ensino Básico (EB), desenvolvido com base numa análise da literatura de referência e assente no contributo da reflexão partilhada de formadores de professores, alunos futuros professores e professores do EB. Assentou numa metodologia de índole qualitativa, centrada em análise documental. O estudo permitiu uma melhor definição do quadro teórico de referência inicial, uma sistematização e reestruturação das competências para o ensino das ciências no EB existentes na literatura e a discussão e reflexão no sentido da construção de uma linguagem consensual.
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