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No âmbito da geometria euclidiana, abordada do ponto de vista gráfico, propõe-se um procedimento para obter a parábola, conhecidos dois pontos desta e a tangente no vértice. Os dois pontos podem estar a iguais ou a diferentes distâncias da tangente no vértice. Este problema tem solução através de uma construção incomum (Fig. 1), que divulgámos anteriormente em BONIFÁCIO, 2005, 64, e que consiste em determinar o ponto médio M entre a projecção ortogonal de um ponto P da parábola na tangente do vértice e o próprio vértice. PM é a tangente em P. A perpendicular à tangente em M intersecta o eixo da parábola no foco. É feita também aplicação do conceito que define que, do ponto de vista gráfico, as parábolas são todas semelhantes, assumindo tamanhos diferentes ao variar a distância focal. São utilizados conjuntamente métodos da geometria plana e da geometria descritiva.
Através de alguns exemplos práticos, pretende-se defender que o conhecimento geométrico e, em particular, o conhecimento das curvas cónicas e suas aplicações, pode potenciar o trabalho projetual dos designers, diminuir os custos de hardware e software no ensino e no trabalho profissional, diminuir a necessidade de recurso a meios sofisticados e caros, reduzir a necessidade de permanente atualização dos meios tecnológicos, e de utilização de software que implique formação especializada e, sobretudo, que necessite de longos períodos de formação. Temos em vista contribuir para o reconhecimento da importância do estudo destas curvas e das superfícies por elas geradas, em especial no ensino da Geometria em cursos de Design. De facto, a partir da sistematização do conhecimento existente em outras áreas, como, por exemplo, a arquitetura e as engenharias, pelo aprofundamento da adaptação de propriedades das cónicas e de conhecimentos de áreas, como a geometria analítica ou a projetiva para a linguagem dos traçados geométricos, e pela contribuição com a sugestão de novos traçados, pode desenvolver-se a capacidade dos designers e estudantes de design resolverem problemas, no âmbito do projeto, na representação técnica e na comunicação externa com não peritos.