Dor crónica, funcionalidade familiar e solidão, em idosos acompanhados em consulta da dor
Gomes, Inês dos Santos
2017-10-16
Type
masterThesis
Creator
Identifier
201044293
Title
A simbologia da água nos contos e o seu papel na formação literária da criança
Contributor
Pires, Maria da Natividade Carvalho
Subject
Literatura infantil
Água
Simbologia
Formação literária
Children's literature
Water
Symbology
Literary education
Água
Simbologia
Formação literária
Children's literature
Water
Symbology
Literary education
Date
2014-12-10T11:42:43Z
2014-12-10T11:42:43Z
2014
2014-12-10T11:42:43Z
2014
Description
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da nossa prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Nele faremos uma apresentação e reflexão da prática, referindo mais em pormenor o que concerne aos dados relativos ao nosso tema de investigação que foi sempre articulado com os outros temas da prática. O tema por nós escolhido foi “A simbologia da água nos contos para crianças e o seu papel na formação literária da criança”. Esta opção justifica-se pelo facto de considerarmos que este tipo de trabalho é essencial no 1º ciclo, uma vez que exige que os alunos infiram mais sobre as leituras que fazem desenvolvendo também a sua compreensão leitora. Para além disso, os textos escolhidos estimulam também a imaginação da criança pois estabelecem uma relação entre duas dimensões: por um lado, uma dimensão ecológica em que as crianças estabelecem uma relação entre o elemento “água” e as suas vivências diárias e, por outro lado, uma dimensão cultural e mitológica associada ao imaginário. No nosso entender, este tema é muito interessante para as crianças e pode potenciar grandes aprendizagens. O período de prática supervisionada proporcionou a análise das relações entre estas duas dimensões e também a análise da forma como este elemento é visto pelas crianças e qual o poder e importância que lhe atribuem. A opção metodológica desenvolvida foi o estudo de caso, tendo como técnicas de recolha de dados a observação, as notas de campo e o registo gráfico que contempla os questionários e os desenhos. A análise dos resultados pretende verificar se ocorrem alterações na forma como os alunos encaram este elemento da natureza, na importância que lhe atribuem e nas relações que estabelecem entre as duas dimensões apresentadas. Este relatório constitui assim o fim de uma etapa preenchida por muitas aprendizagens, momentos de reflexão e experiências que nos vão marcar para a vida. Permitiu-nos estabelecer uma articulação entre a teoria e a prática, entre o papel de professor e o de investigador, pois todo o professor deve ser investigador a fim de melhorar as suas práticas e a fim de contribuir para uma melhoria significativa do ensino dando o seu contributo com novos estudos sobre educação.
This Internship report comes as part of our supervised practice in the Primary School, built in the 2nd cycle of studies of the Masters in Preschool Education and Teaching of the Primary School, taught at the Escola Superior de Educação de Castelo Branco. In this report we will make a presentation and reflection of the practice, referring in more detail what pertains to data related to our research topic that was always connected with the practice of other topics. The theme we chose was "The symbolism of water in the tales for children and their role in children’s literary education". This choice is justified by the fact that we consider this type of work essential in primary school, since it requires students to infer more about the readings that are also developing their reading comprehension. Furthermore, the chosen texts also stimulate a child's imagination because they establish a relationship between two dimensions: first, an ecological dimension in which children establish a relationship between the element "water" and their daily experiences and, second, a cultural and mythological dimension associated with the imaginary. In our view, this issue is very interesting for children and may generate great learning. The period of supervised practice provided an analysis of the relationships between these two dimensions and also the analysis of how this element is seen by children and what power and importance is attached to it. The methodological choice that was developed was the case study, with the techniques of data collection, observation, field notes and graphical record which included questionnaires and drawings. The analysis of the results aims to verify if changes occur in how students perceive this element of nature, the importance attached to it and the relationships established between the two dimensions. This report thus constitutes the end of a stage filled with many learning points, moments of reflection and experiences that will mark us for life. It allowed us to establish a link between theory and practice, between the role of teacher and researcher, as every teacher must be a researcher to improve their practices and contribute to a significant improvement of schools by giving their contribution to new studies on education.
O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da nossa prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Nele faremos uma apresentação e reflexão da prática, referindo mais em pormenor o que concerne aos dados relativos ao nosso tema de investigação que foi sempre articulado com os outros temas da prática. O tema por nós escolhido foi “A simbologia da água nos contos para crianças e o seu papel na formação literária da criança”. Esta opção justifica-se pelo facto de considerarmos que este tipo de trabalho é essencial no 1º ciclo, uma vez que exige que os alunos infiram mais sobre as leituras que fazem desenvolvendo também a sua compreensão leitora. Para além disso, os textos escolhidos estimulam também a imaginação da criança pois estabelecem uma relação entre duas dimensões: por um lado, uma dimensão ecológica em que as crianças estabelecem uma relação entre o elemento “água” e as suas vivências diárias e, por outro lado, uma dimensão cultural e mitológica associada ao imaginário. No nosso entender, este tema é muito interessante para as crianças e pode potenciar grandes aprendizagens. O período de prática supervisionada proporcionou a análise das relações entre estas duas dimensões e também a análise da forma como este elemento é visto pelas crianças e qual o poder e importância que lhe atribuem. A opção metodológica desenvolvida foi o estudo de caso, tendo como técnicas de recolha de dados a observação, as notas de campo e o registo gráfico que contempla os questionários e os desenhos. A análise dos resultados pretende verificar se ocorrem alterações na forma como os alunos encaram este elemento da natureza, na importância que lhe atribuem e nas relações que estabelecem entre as duas dimensões apresentadas. Este relatório constitui assim o fim de uma etapa preenchida por muitas aprendizagens, momentos de reflexão e experiências que nos vão marcar para a vida. Permitiu-nos estabelecer uma articulação entre a teoria e a prática, entre o papel de professor e o de investigador, pois todo o professor deve ser investigador a fim de melhorar as suas práticas e a fim de contribuir para uma melhoria significativa do ensino dando o seu contributo com novos estudos sobre educação.
This Internship report comes as part of our supervised practice in the Primary School, built in the 2nd cycle of studies of the Masters in Preschool Education and Teaching of the Primary School, taught at the Escola Superior de Educação de Castelo Branco. In this report we will make a presentation and reflection of the practice, referring in more detail what pertains to data related to our research topic that was always connected with the practice of other topics. The theme we chose was "The symbolism of water in the tales for children and their role in children’s literary education". This choice is justified by the fact that we consider this type of work essential in primary school, since it requires students to infer more about the readings that are also developing their reading comprehension. Furthermore, the chosen texts also stimulate a child's imagination because they establish a relationship between two dimensions: first, an ecological dimension in which children establish a relationship between the element "water" and their daily experiences and, second, a cultural and mythological dimension associated with the imaginary. In our view, this issue is very interesting for children and may generate great learning. The period of supervised practice provided an analysis of the relationships between these two dimensions and also the analysis of how this element is seen by children and what power and importance is attached to it. The methodological choice that was developed was the case study, with the techniques of data collection, observation, field notes and graphical record which included questionnaires and drawings. The analysis of the results aims to verify if changes occur in how students perceive this element of nature, the importance attached to it and the relationships established between the two dimensions. This report thus constitutes the end of a stage filled with many learning points, moments of reflection and experiences that will mark us for life. It allowed us to establish a link between theory and practice, between the role of teacher and researcher, as every teacher must be a researcher to improve their practices and contribute to a significant improvement of schools by giving their contribution to new studies on education.
Access restrictions
openAccess
Language
por
Comments