Determinação de elementos metálicos em amostras de água natural
Azevedo, Hugo Miguel de Freitas
2003
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Bibliografia, p. 244
O objetivo central desta dissertação é o estudo e desenvolvimento de algoritmos e
interfaces mediados por computador para performance e criação musical. É sobretudo
centrado em acompanhamentos em Jazz clássico e explora um meta-controlo dos parâmetros
musicais como forma de potenciar a experiência de tocar Jazz por músicos e
não-músicos, quer individual quer coletivamente.
Pretende contribuir para a pesquisa existente nas áreas de geração automática de
música e de interfaces para expressão musical, apresentando um conjunto de algoritmos
e interfaces de controlo especialmente criados para esta dissertação. Estes algoritmos
e interfaces implementam processos inteligentes e musicalmente informados,
para gerar eventos musicais sofisticados e corretos musical estilisticamente, de forma
automática, a partir de um input simplificado e intuitivo do utilizador, e de forma coerente
gerir a experiência de grupo, estabelecendo um controlo integrado sobre os parâmetros
globais.
A partir destes algoritmos são apresentadas propostas para diferentes aplicações
dos conceitos e técnicas, de forma a ilustrar os benefícios e potencial da utilização de
um meta-controlo como extensão dos paradigmas existentes para aplicações musicais,
assim como potenciar a criação de novos. Estas aplicações abordam principalmente
três áreas onde a música mediada por computador pode trazer grandes benefícios,
nomeadamente a performance, a criação e a educação.
Uma aplicação, PocketBand, implementada no ambiente de programação Max,
permite a um grupo de utilizadores tocarem em grupo como uma banda de jazz, quer
sejam ou não treinados musicalmente, cada um utilizando um teclado de computador ou um dispositivo iOS multitoque. O segundo protótipo visa a utilização em contextos
coletivos e participativos. Trata-se de uma instalação para vários utilizadores, para ecrã
multitoque, intitulada MyJazzBand, que permite até quatro utilizadores tocarem juntos
como membros de uma banda de jazz virtual.
Ambas as aplicações permitem que os utilizadores experienciem e participem de
forma eficaz como músicos de jazz, quer sejam ou não músicos profissionais. As aplicações
podem ser utilizadas para fins educativos, seja como um sistema de acompanhamento
automático em tempo real para qualquer instrumentista ou cantor, seja como
uma fonte de informação para procedimentos harmónicos, ou como uma ferramenta
prática para criar esboços ou conteúdos para aulas.
Irei também demonstrar que esta abordagem reflete uma tendência crescente entre
as empresas de software musical comercial, que já começaram a explorar a mediação
por computador e algoritmos musicais inteligentes.
Livro de Proceedings dos artigos curtos apresentados no 7º EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, que decorreu entre os dias 14 e 16 de maio de 2020. Os artigos curtos estão escritos em português ou espanhol. O livro inclui unicamente os manuscritos escritos em português ou espanhol,
aprovados num processo de revisão por pares duplamente cego, requisito de participação no EIMAD.
Os capítulos do livro reportam a processos investigativos de natureza diversa, incluindo a explanação dos métodos, procedimentos e resultados de investigação nas áreas do design, música e áreas de interseção.
Assim, o livro organiza-se capítulos organizados por três secções:
– Design e Ensino do Design;
– Música, Musicologia e Ensino de Música;
– Áreas de Interseção.