Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Flauta Transversal) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Flauta Transversal) e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música espelhando por um lado a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2016/2017 e, por outro lado, investigação desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada, a primeira parte deste trabalho, foi realizada no Conservatório Regional de Música de Vila Real e contempla todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, desde a contextualização da escola e do meio envolvente, a caracterização da aluna de instrumento e dos alunos de classe de conjunto, a síntese da prática pedagógica e, por fim, uma reflexão final. Quanto ao projeto de investigação, a segunda e última parte deste trabalho, tem por base a investigação desenvolvida relativamente à temática do vibrato, mais especificamente na sua aplicação pedagógica na Flauta Transversal. Assim sendo, procurou-se entender, todos os aspetos e controvérsias que envolvem o vibrato, os principais problemas que o ensino desta técnica enfrenta bem como a melhor forma de os solucionar. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição do problema e objetivos, fundamentação teórica fazendo alusão a todos os aspetos que envolvem a temática do vibrato, mais especificamente ao seu ensino. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na recolha de dados recorrendo a inquéritos por questionário, a criação de um guião de apoio a professores no ensino do vibrato, bem como a sua respetiva validação por docentes da área e respetivo tratamento de todos os dados recolhidos.