Search results
6 records were found.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Este projeto final consiste no Redesign da Identidade Visual da Amato Lusitano –
Associação de Desenvolvimento, situada em Castelo Branco. Esta associação,
constituída em 1998, tem como “prestar respostas de integradas e geradoras de
autonomia às necessidades identificadas pelos grupos mais vulneráveis do concelho de
Castelo Branco, promovendo a sua inclusão social, igualdade de oportunidades e de
género e não discriminação.” - http://www.amatolusitano-ad.pt/
Para começar um projeto de Redesign, é preciso ver os aspetos negativos e positivos
de todo o seu design já feito e estruturá-lo, por partes, do que será refeito e do que
ficará.
A sua marca gráfica encontra-se desatualizada para os tempos de hoje, e por isso,
tentar-se-á modificá-la de modo a que fique mais atual e mais expressiva. Para além da
marca gráfica, pude constar de que a associação tinha vários cartazes/flyers com
layouts diversos, sem qualquer relação entre eles, e um website pouco funcional e
agradável aos olhos das pessoas. Apesar destes aspetos, também se verificou de que a
Amato Lusitano não tem cartões de visita, merchandising apropriado e um mupi para
uma melhor divulgação da mesma.
Em suma, proponho-me a fazer um projeto de Rebranding dos vários fatores
negativos a cima referidos, e que deste modo, a associação consiga cumprir ainda mais
os seus objetivos e conseguir ajudar as pessoas mais necessitadas do concelho de
Castelo Branco por causa do seu projeto de renovação e divulgação.
A presente investigação surge no âmbito do Mestrado de Design Gráfico e por
interesse do autor, para entender a ligação que existe entre o design gráfico com o
marketing digital, nomeadamente nas plataformas digitais Facebook e Backoffice.
Visando esta abordagem, foi do interesse do discente e, por parte da empresa ONE
Design, realizar um estágio curricular para consolidar todas as aprendizagens,
aprender outras, assim como abraçar novos projetos, bem como acompanhar todas as
suas fases até ao produto final, explorando sempre o tema em questão.
Assim, pôde verificar-se a importância e influência que a profissão de um designer
exerce com os projetos que foram entregues e pela repercussão que deles vieram.
Nomeadamente, perceber a relação entre designer/cliente, observar e analisar a forma
como se cria a interação para o público-alvo através dos seus meios de comunicação e
como criar soluções para uma estratégia de marketing sólida para cada marca ou
empresa.
A fim de cumprir todos os objetivos desta investigação, empregou-se uma
metodologia mista, ou seja, procedeu-se, por um lado, a uma investigação
intervencionista que corresponde à parte prática (estágio curricular) e, por outro, a
uma investigação não-intervencionista no que concerne à contextualização teórica.
Deste modo, foi possível perceber o funcionamento de uma empresa de design em
contexto de trabalho, ajudar e aprender com a equipa de trabalho sobre as matérias do
design gráfico e do marketing digital, complementando o enquadramento teórico da
temática em estudo.