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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente trabalho académico divide-se em duas partes. A primeira encontra-se o relatório de estágio supervisionado e a segunda parte constitui-se na investigação do trabalho. O relatório realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco apresenta o relatório de estágio supervisionado realizado no Centro Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Na primeira parte do trabalho apresenta-se uma descrição crítica da prática pedagógica do docente com foco no trabalho desenvolvido com um aluno de violino (4º grau do Ensino Básico) e uma classe de conjunto de cordas com cinco alunos (2º e 4º grau do Ensino Básico). A segunda parte destina-se a um estudo de caso sobre motivação para o ensino prático do violino. Aprender a tocar um instrumento musical é por natureza um ato que pensamos estar relacionado com o princípio fundamental “se o aluno toca, é porque gosta de estar com o instrumento”. Quando o aluno não tem vontade de realizar alguma tarefa proposta, pertence ao senso comum relacionarmos esta falta de vontade com algum défice de motivação e consequentemente, pode relacionar-se com fatores particulares, estes pertencentes a cada um dos alunos, sejam estes fatores físicos, psicológicos ou sociológicos. Este estudo é, portanto, um estudo de caso, no qual se pretende verificar quais fatores promovem a motivação dos alunos para a prática instrumental. O objetivo principal deste trabalho está em procurar compreender o nível de motivação destes alunos, para futuramente buscarmos melhorar as condições de ensino/aprendizagem instrumental na atividade docente diária.
Este trabalho de investigação propõe uma análise comparativa entre duas edições do Concerto Para Violino e orquestra, op.61, de Ludwig Beethoven realizadas nos anos de 1827 e 1828 por Ferdinand David (1810 – 1873) e Pierre Baillot (1771 – 1842) , respetivamente. Foram abordadas, nesta investigação, questões pertinentes como as articulações, arcadas e dinâmicas encontradas. O fac‐símile desta obra foi utilizado como suporte para esta comparação. Tais conteúdos foram confrontados com as propostas encontradas nas outras duas revisões. No decorrer deste estudo, sintetizou-se e analisaram-se musicalmente e tecnicamente as propostas de cada autor, reunindo as condições necessárias para se concluir qual destas revisões se aproxima mais da conceção musical de L. van Beethoven.