Search results
4 records were found.
Este trabalho tem como objectivo apresentar o processo metodológico de desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa instituição pública de ensino superior. Na primeira parte é abordado o conceito de qualidade e o surgimento dos sistemas de gestão da qualidade. Na segunda parte, o trabalho contempla uma descrição da metodologia e etapas conducentes ao desenvolvimento e implementação, e posterior certificação do Sistema de Gestão da Qualidade. É feita uma descrição da rede de processos considerada na implementação do sistema e dos procedimentos necessários ao cumprimento dos requisitos gerais da norma ISO 9001:2008. As motivações, dificuldades e potencialidades, bem como factores críticos inerentes à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade são igualmente objecto de análise neste trabalho de investigação.
The relationship between total quality management and innovation appears contradictory and complex. Literature suggests that conflicting arguments exist and while for some researchers, total quality management practices do not directly improve innovation, for others, there is a positive relationship between management practices of quality and innovation. Similarly, it remains to explain the influence of total quality management and innovation in the organizational performance.
In this research, our goal is to understand the synergistic relationships between the three variables: total quality management, organizational innovation and organizational performance. This study is based on two exploratory interviews in two ISO 9000 certified SMEs (Small and Medium sized Enterprises): a Logistics Company and a Fuel Company (household fuel and equipment installation and maintenance).
Based on the analysis of these interviews we present a set of propositions about the relationship between those variables. These propositions will support the formulation of hypotheses for future scientific studies in this area. Results of this research can be of high utility in understanding how the variables interact and their impact in different types of organizations.
A presente comunicação corresponde a uma das fases do trabalho "Estudo e Caracterização dos Postos de Trabalho de Inspecção da Indústria Cerâmica" desenvolvido no âmbito da Campanha Cerâmica do IDICT. O trabalho tem como objectivo a caracterização do ambiente físico dos postos de inspecção, relativamente ao ruído, iluminação e ambiente térmico no subsector da cerâmica estrutural da Beira Interior, identificando situações de potencial melhoria. Os níveis de ruído L(Aeq,T), os valores de iluminância e as temperatura de bolbo húmido (Tnw) e de globo (Tg), para o cálculo do índice WBGT, foram medidos e comparados com os valores recomendados pelas normas. Os valores obtidos encontram-se dentro dos limites estabelecidos, excepção feita à iluminância que se encontra ligeiramente abaixo dos valores recomendados.
A aplicação de um sistema de visão por computador é representada no presente artigo, com o objectivo de automatizar o posto de trabalho de inspecção de produtos cerâmicos, no subsector de pavimentos e revestimentos. O sistema de inspecção apresentado é composto por um sistema de iluminação para garantir luminosidade constante no produto cerâmico a inspeccionar e por um sistema de captura e processamento de imagens a cores. Os algoritmos desenvolvidos para a detecção de defeitos incluem algoritmos de binarização, baseados em análise estatística e morfologia matemática. São apresentados resultados bastante satisfatórios na identificação do defeito grânulo. O sistema realiza ainda o controlo dimensional do mosaico/azulejo, através dos descritores área, largura e comprimento, com uma precisão de décimas de milímetro. O sistema inspecciona de forma automática os defeitos descritos em produtos cerâmicos de padrão uniforme e de uma só cor, tendo sido obtidos resultados bastante satisfatórios para o número de produtos cerâmicos disponibilizados pelas empresas do subsector de pavimentos e revestimentos.