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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - lnstrumento (Clarinete) e Música de Conjunto
Actividades desportivas
Contém: 1 objecto : color., plástico, amarelo
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17865TFCMA.
O pensamento médico europeu acerca das epidemias – desde a oposição limpo/sujo, à poluição, à malaria, aos seminariae pestíferos até à microbiologia do séc. XIX – esteve sempre dominado pelas figuras do miasma, do asqueroso, do excremento, do imundo, do corrupto, do contágio. Adoptando genericamente o quadro teórico foucaultiano, investigamos aspectos da epistemologia histórica e da ética da Saúde Pública. Focamos, sucintamente, o Sanatório como paradigma da história recente da gestão pública da tuberculose (TB) em Portugal e (ainda mais esquematicamente), discutimos, em paralelo, os problemas epistémicos, técnicos e éticos suscitados pelos perigos de uma pandemia de gripe. Abordamos o estatuto da disjunção contágio/transmissão, os sistemas de inclusão e de exclusão, as diferenças entre incerteza, risco, perigo, precaução e prevenção. Tematizamos o poder disciplinar, a reificação, a indiferenciação, a biopolítica. Propomo-nos dar um contributo para o debate público em torno de uma Ética da precaução, mostrando que a pragmática da Saúde Pública não deixa de convocar, a vários níveis, as velhas categorias doethos médico, entre elas, a catarse, a crise e o kairos.
O presente trabalho encontra-se dividido em três partes. Visto ter obtido a acreditação à unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em 2014, a primeira parte deste trabalho diz respeito a uma reflexão sobre a minha experiência profissional, bem como a contextualização escolar onde essa experiência foi adquirida. A segunda parte remete para um enquadramento teórico da investigação e a terceira e última parte aborda a metodologia aplicada na investigação. Na primeira parte, é feita a caracterização da escola, bem como do meio envolvente. Apresentam-se as disciplinas de Clarinete e a de Classe de Conjunto, com os seus objectivos e respectivos critérios de avaliação. A primeira parte conclui-se com uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada e Experiência Profissional adquirida ao longo de treze anos de docência. Na segunda parte, é feito um enquadramento teórico sobre o Clarinete, a sua história e as suas características, e também é descrita a postura e embocadura do clarinetista. Faz-se uma descrição do sistema respiratório e do ciclo respiratório, focando no processo de respiração em instrumentistas de sopro. O objetivo principal deste projeto, é observar a evolução dos três aspetos da aprendizagem do clarinete, a qualidade do som, a qualidade da articulação e da afinação, antes e depois da aplicação, em contexto de aula, de exercícios de respiração. Desta forma, ainda na segunda parte é feita uma descrição dos três parâmetros em análise, o som, a articulação e a afinação. Na terceira e última parte deste trabalho de insvestigação, é apresentada a metodologia aplicada, quais as técnicas e instrumentos usados para a recolha dos dados pretendidos. É feita a apresentação e caracterização das três alunas intervenientes neste estudo, bem como dos relatórios das aulas das mesmas que serviram de base para a investigação. Seguidamente, foi elaborado um inquérito por questionário destinado a cinco professores de clarinete, a fim de verificar se a nossa convicção de que a aplicação de exercícios de respiração contribuiem para a melhoria da performance das alunas. Este questionário, é apoiado pelos dados recolhidos através de uma observação sistemática focada na performance de um excerto musical, enquadrado com o nível de cada aluna em análise. Posteriormente, foi feita a recolha e apresentação dos dados obtidos, para conclusão do estudo. Este projeto contém algumas implicações e motivações que estão ainda descritas nesta última parte.