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Programa de computador
[vol.1]: Directrizes para envolvimento efectivo, 17 p. (+ 1 desdobravel)
Computação gráfica
Programas de computador
Descrição baseada em: Nº 9 (Jan. 1992)
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Guitarra)e Música de Conjunto
O presente relatório incide sobre a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos e sobre a unidade curricular “Projeto de Ensino Artístico” intitulado “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Ambas unidades curriculares integraram o Mestrado em Ensino de Música desenvolvido na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no ano letivo de 2019/2020. Na primeira parte do documento é apresentada a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”. Esta contém a caracterização geográfica, contexto histórico, tipo de ensino, projeto educativo, plano anual de atividades e as atividades, extracurriculares, realizadas ao longo do ano letivo. Contém as metodologias e os objetivos gerais das disciplinas lecionadas e um perfil dos alunos e da turma realizado através de inquéritos. Para finalizar a primeira parte são apresentados relatórios e planificações de duas aulas por período, assim como, uma reflexão de cada disciplina lecionada e uma reflexão geral da unidade curricular mencionada. Na segunda parte é apresentado, através da unidade curricular de “Projeto de Ensino Artístico”, o projeto “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Este projeto teve como principal foco a criação e encomenda de repertório de ensemble de guitarras a fim de ser inserido a partir do 2º ao 5º grau nos cursos de ensino básico de música. Para validação, aplicabilidade e orientação dos conteúdos técnicos foi utilizado o programa arpejos e escalas de guitarra ABRSM do 1º ao 5º grau. Através da recolha das partituras, foi realizado uma análise técnica e formal das obras que determina, através do programa mencionado, se os naipes estão adaptados às exigências técnicas dos graus. Um dos objetivos do presente trabalho foi, através da criação e encomenda de repertório de ensemble, melhorar a motivação dos alunos, reforçar a interdisciplinaridade e também desenvolver o nível de performance dos grupos. No entanto, o repertório original não representa um fim em si próprio. É desta forma que surgem os capítulos sobre “Motivação”, “Benefícios da prática de música de conjunto e o “Papel do professor na classe de conjunto”. O professor deve conhecer os mecanismos motivacionais dos alunos, entender de que forma é que a música de conjunto promove as mais diversas aptidões assim como conhecer estratégias para ensaios mais eficientes. Devido à escassez de artigos científicos relacionados sobre a problemática “escassez de repertório original para ensemble de guitarras em Portugal”, surge o capítulo “Entrevistas”. O capítulo apresenta a entrevista realizada a três profissionais da área, que visa discutir a problemática acima mencionada, entre outros temas relevantes. O relatório termina com a apresentação das “Limitações e motivações da investigação”, uma “Reflexão geral da investigação”, “Conclusão final”, toda a “Bibliografia” que sustenta o projeto e os “ANEXOS” que contém as obras criadas para ensemble de guitarras.
In the context of building rehabilitation, the phase of inspection and diagnosis is essential to identify the materials and techniques applied, thus seeking intervention strategies compatible with the existing building. The use of infrared cameras for this phase of diagnostic may contribute to a less intrusive survey, without the need to use tests that damage the element. The work performed consisted of a survey of study cases representing the utilization of different techniques and materials. With the objective of identifying the constructive solutions and applied materials, the active thermography was used, using the sun as a source of heating of the element, and Thermograms were acquired during the cooling process of the elements. The thermograms were visually analyzed in order to interpret the temperature variation and radiation emission by the elements. The work allowed to assess the use of singular constructive solutions, namely the ' Cruz de Santo André ' or ' Taipa de Fasquio ', as well as current construction solutions with the use of masonry of stone or brick and structure in concrete.
Objetivo: Traduzir e adaptar culturalmente o Living with Asthma Questionnaire (LWAQ) para a língua Portuguesa e testar a sua fiabilidade e validade. Métodos: A versão Portuguesa desta medida de qualidade de vida relacionada com a saúde, específica de doença, foi obtida através de traduções e retroversões, painéis de consenso e pré-teste. A versão Portuguesa dos questionários LWAQ e Medical Outcomes Study - 36 item Short Form (SF-36), e um formulário das características dos doentes foram administrados a 61 asmáticos. Resultados: A fiabilidade das pontuações do LWAQ foi considerada boa com coeficientes alfa de Cronbach a variarem entre 0.70 e 0.97 [com exceção do constructo “preocupações” (0.62), e dos domínios “sono” (0.67) e “efeitos nos outros” (0.47)] e coeficientes de correlação intraclasse entre 0.86 e 0.99. A validade de construção foi suportada pela confirmação de hipóteses pré-definidas envolvendo as correlações esperadas entre os constructos, domínio e pontuação total do LWAQ, e as dimensões do SF-36 com conceitos semelhantes. Conclusão: A versão Portuguesa do LWAQ apresentou características psicométricas adequadas em termos de coerência interna, reprodutibilidade e validade de construção.