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O presente artigo pretende reflectir sobre a utilização do Marketing no Ensino Superior. Integra um estudo de caso sobre a construção da persuasão dos materiais publicitários utilizados na Campanha de Divulgação das Licenciaturas 2004/2005 efectuada pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
O presente artigo prende-se com o facto de os media se terem tornado um agente de socialização tão importante quanto a escola. Todavia, a formação dos Educadores de Infância e do Ensino Básico carece de conteúdos e metodologias para reflectir sobre os efeitos dos programas televisivos para a infância. Seguindo diversos investigadores abordamos a problemática emergente do impacto dos media na socialização e nas culturas. A inclusão nos curricula de uma disciplina de Cultura e Análise da Imagem poderia preencher uma lacuna na formação de formadores da geração que tem como agente de socialização privilegiado uma “ama infiel electrónica”.
O presente artigo prende-se com uma reflexão sociológica á luz do conceito de instituição total de Goffamn, aplicada aos Centros Educativos, estabelecimentos integrados na estrutura orgânica do Instituto de Reinserção Social. Não estarão condenados estes estabelecimentos, tal como funcionam, a quase exclusivamente proteger/defender a sociedade? E a reinserção?
Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Projecto Ruraltech – “Rede Europeia para a Promoção das Novas Tecnologias em Espaços Rurais”, pertencente à Iniciativa Comunitária Interreg III B, Espaço Atlântico."
A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior implica necessariamente a superação de um conjunto heterogéneo de desafios. A par das mudanças desenvolvimentais inerentes à fase final da adolescência e à entrada na vida adulta, o ingresso no Ensino Superior obriga, muitas vezes, ao afastamento do espaço de vida familiar e à necessidade de novas formas de organização do tempo. Esta nova etapa de vida é marcada por uma evolução ao nível da autonomia, da construção de identidade, do desenvolvimento das relações interpessoais e do sentido da vida. Todos estes factores intervêm de forma decisiva no desenvolvimento pessoal e interpessoal do estudante. Neste trabalho, apresentam-se os resultados da avaliação das dimensões Pessoal e Interpessoal numa amostra de 104 alunos que ingressaram no IPCB em 2006/07. Foram inquiridos em Novembro de 2006 (no início do 1º ano) e em Maio de 2008 (a finalizar o 2º ano). Os resultados obtidos apontam para uma percepção globalmente positiva dos alunos relativamente à sua transição e integração académica no IPCB, obtendo-se pontuações médias mais elevadas na dimensão Interpessoal do que na Pessoal.
O Turismo e um vasto leque de actividades com ele relacionadas, assumem-se cada vez mais como motor de desenvolvimento de muitas regiões do interior que vão diversificando a sua oferta. Muitas destas regiões reúnem condições excelentes para a realização de eventos culturais pelo clima, pela diversidade que oferecem e pela hospitalidade que as caracteriza. A atracção de eventos internacionais para Portugal tem aumentado nos últimos anos, assumindo os festivais uma importância crescente no Turismo e na Economia destas regiões. Nos últimos anos Idanha-a-Nova tem sido palco do Boom Festival. A chegada de milhares de jovens de todo o mundo com diferentes valores e estilos de vida a esta pacata vila do interior é muitas vezes geradora de choques culturais e ao mesmo tempo motor de desenvolvimento e impulso económico. Com o objectivo de avaliar a percepção que possuem os idanhenses acerca do Boom Festival, aplicou-se um inquérito, cuja análise revelou que, de um modo geral, este evento é percebido como positivo para a economia local na medida em que atrai muitos visitantes e divulga a região a nível internacional. Não obstante, são também referidos aspectos menos positivos como o consumo de drogas e álcool, o acréscimo dos preços dos bens e serviços e o congestionamento do trânsito.
O Turismo é um sector importante na economia ibérica. Países como Portugal e Espanha fruem de uma localização geográfica privilegiada, com uma vasta oferta ao nível do património cultural, histórico e ambiental que, a juntar à facilidade de acesso e à estabilidade social e política, atrai anualmente milhares de turistas de determinados mercados turísticos internacionais. Neste trabalho procedemos a uma breve caracterização do turismo da zona referida, definindo os perfis das suas regiões-produto. Uma análise de índices de afluência turística por país de proveniência dos turistas permitiu detectar a existência de alguns factores comuns e específicos das regiões em estudo.
La importancia del Turismo en el contexto económico europeo es, en la actualidad, un importante motor de desarrollo e impulso para muchos otros sectores de la Economía. Las alteraciones demográficas, la mejoría de los niveles de calidad de vida, la evolución de los transportes y la globalización, han sido factores determinantes en el crecimiento de la actividad turística. Caracterizada por la diversidad de atracciones y por una elevada calidad en sus servicios de turismo, la Europa es hoy el principal destino turístico del mundo. En el contexto ibérico, esta realidad no es diferente. En España y Portugal, el Turismo es hoy un sector transversal, con implicaciones en muchas otras actividades económicas. Asume pues extrema importancia la caracterización de las estructuras de afluencia turística en las diversas regiones de España y Portugal, con vista al mejoramiento y adaptación de la oferta, a un perfil de turista específico. En este estudio se ha procedido a una caracterización de la estructura de la afluencia turística en las diferentes regiones ibéricas, según la proveniencia geográfica de los turistas que mayoritariamente las visitan.
Nos últimos anos, tem-se assistido a um alargamento muito significativo do acesso ao Ensino Superior, resultante do reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento de qualquer Sociedade. As portas do Ensino Superior estão hoje abertas a todos. Neste contexto, os Serviços de acção Social assumem uma importância crescente, cuja acção se estende muito além da possibilidade de acesso a todos os jovens que, independentemente da condição socioeconómica, pretendam ingressar no Ensino Superior. Os Serviços de Acção Social trabalham no sentido de fomentar a melhoria da qualidade de vida e condições de trabalho do estudante, prestando serviços e concedendo apoios em diversos âmbitos. O Instituto Politécnico de Castelo Branco conta actualmente com 4643 alunos, dos quais 1535 são beneficiários directos dos Serviços de Acção Social. Numa instituição com esta dimensão torna-se, pois, pertinente avaliar a percepção e o grau de satisfação que tais alunos possuem relativamente aos Serviços de Acção Social. Neste trabalho apresentam-se os resultados de um questionário aplicado aos alunos bolseiros do Instituto Politécnico de Castelo Branco em 2006/07 que visava a avaliação da expectativa e satisfação dos estudantes relativamente aos Serviços de Acção Social. Os resultados obtidos apontam para um grau de satisfação global bastante elevado.
O Projecto Ruraltech - Rede Europeia para a Promoção das Novas Tecnologias em Territórios Rurais está profusamente descrito e fundamentado nas páginas deste livro. Para lá das palavras que perpetuam os acontecimentos, só a História nos dirá quais os efeitos perduráveis duma iniciativa que se esforçou por suavizar a iliteracia digital a que se viram condenadas as populações rurais, a qual representa um dos principais obstáculos à promoção da igualdade de oportunidades entre os espaços urbanos e os espaços rurais e, dentro destes, entre os que já se conseguiram incorporar nas redes de comunicação e informação e os que foram deixados à margem da sociedade do conhecimento.
Nas últimas décadas, a democratização do Ensino Superior aumentou a igualdade de oportunidades, na verdade, crê-se que uma formação qualificada é motor essencial ao desenvolvimento das sociedades. As instituições de Ensino Superior recebem, hoje, alunos com diferentes origens, vivências, experiências e expectativas e oferecem os seus serviços a um público que se caracteriza pela diversidade. Estas instituições estão cientes da importância de apostar, não só na qualidade do ensino/investigação, como, também, na sua divulgação garantindo, assim, o progresso, uma interacção eficiente com as comunidades. Torna-se, também, essencial o conhecimento das expectativas e necessidades dos alunos a fim de assegurar a qualidade dos serviços. O estudo que se apresenta tem como objectivo de conhecer a imagem e satisfação que os alunos da Escola Superior de Gestão do instituto Politécnico de Castelo Branco possuem, relativamente, a esta instituição. Partindo destes pressupostos, aplicou-se um questionário a discentes de todos os cursos de licenciatura. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes manifestam níveis de satisfação bastante elevados e que detêm uma imagem positiva da instituição que frequentam.
This paper attempts to shed light on the current role of academia in the context of rural areas of low population density, which are regional interaction models. In this study, we follow a qualitative research methodology of a case study.We found that through the case study applied to a hotel unit, that the Academia can through its third mission, and in the context of regional triple helix dynamics (Academia-Business-government interaction), play an important role in terms of knowledge dissemination, wealth creation and employability. The limitations, which our study presents, are principally related to the measurement of the variables. Some of the characteristics of education should be studied more deeply. In the instance of a case study applied to the hospitality industry, it is important to take as limitations of the study to its direct application to any economic context. This study allowed however, contribute to the enrichment of literature through case studies presented int he hospitality industry.
A presente investigação fundamenta-se na análise de conteúdo dos espaços informativos da noite de cinco cadeias de televisão espanholas de âmbito nacional (TVE-1, Tele-5, Antena 3, Canal + y La 2). Verificou-se que as notícias não são um reflexo da realidade, são, antes, uma representação da realidade, uma (re)construção dos acontecimentos decorrente de processos de selecção efectuados pelos jornalistas, por condições de produção, pelos formatos e conteúdos dos meios.