Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música
As emoções têm um papel fundamental na performance de um cantor, assim como
na sua formação. Numa atuação, as emoções devem ser claras e percetíveis para o
público. O cantor, através das suas expressões faciais e corporais, das suas palavras e
da forma como as linhas melódicas são conduzidas, deve transmitir e provocar no
público, a presença de emoções, que representem a sua atuação.
Os professores, no decorrer das aulas, devem ter em consideração o conceito
emoção e devem procurar estimular a exteriorização das emoções, por parte dos seus
alunos, adequando-as ao repertório abordado ao longo das aulas.
Neste trabalho são expostas estratégias, que procuram despertar uma jovem
cantora, para a importância das emoções e para o trabalho das mesmas. É também
investigado um controlo sobre as emoções das obras, adquirido através da
compreensão e domínio das mesmas, podendo ter assim, uma influência benéfica, na
personalidade e no quotidiano da aluna.
Por fim, é apresentado um resumo e feita uma análise da Prática de Ensino
Supervisionada, que decorreu durante o ano letivo 2015/2016, no Conservatório
Regional de Castelo Branco.