Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música
As emoções têm um papel fundamental na performance de um cantor, assim como na sua formação. Numa atuação, as emoções devem ser claras e percetíveis para o público. O cantor, através das suas expressões faciais e corporais, das suas palavras e da forma como as linhas melódicas são conduzidas, deve transmitir e provocar no público, a presença de emoções, que representem a sua atuação. Os professores, no decorrer das aulas, devem ter em consideração o conceito emoção e devem procurar estimular a exteriorização das emoções, por parte dos seus alunos, adequando-as ao repertório abordado ao longo das aulas. Neste trabalho são expostas estratégias, que procuram despertar uma jovem cantora, para a importância das emoções e para o trabalho das mesmas. É também investigado um controlo sobre as emoções das obras, adquirido através da compreensão e domínio das mesmas, podendo ter assim, uma influência benéfica, na personalidade e no quotidiano da aluna. Por fim, é apresentado um resumo e feita uma análise da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante o ano letivo 2015/2016, no Conservatório Regional de Castelo Branco.