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Neste artigo são apresentados os resultados obtidos numa campanha de
ensaios dinâmicos realizados para a avaliação estrutural da ponte de Odemira no
decorrer das obras de reabilitação e reforço. Estes ensaios foram efectuados de modo
a determinar as frequências próprias, as configurações dos modos de vibração e os
amortecimentos modais. Foram realizadas medições de vibração forçada e de
vibração ambiental, tendo sido adquiridas acelerações verticais e horizontais, segundo
a direcção transversal e a direcção longitudinal, nos três primeiros tramos da Ponte de
Odemira adjacentes à margem esquerda do rio Mira. Neste artigo efectua-se a
comparação dos resultados obtidos do modelo numérico de elementos finitos com os
resultados dos ensaios experimentais.
Este tipo de ensaios de identificação modal é frequentemente utilizado para a
inspecção e diagnóstico de estruturas, nomeadamente por exemplo, na averiguação
da rigidez da estrutura, de zonas com potenciais anomalias e das condições de
fronteira da estrutura, e podem ocorrer nas diferentes fases da vida útil da estrutura,
construção e reabilitação.