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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Contém ref. bibliográficas
Este projeto tem como intuito a criação forros, removíveis, para revestimento dos coletes corretores posturais, para que a sua utilização seja mais divertida, sem precisar de os esconder.
Estes coletes são ortóteses que ajudam na reeducação da postura corporal.
Devido ao facto de, geralmente, utilizar-se camadas de roupa sob (para o elástico não estar em contacto com a pele) e sobre (para o esconder) o colete postural, não sendo este um fator favorável, prioritariamente, em dias de maior calor, este projeto tem como inspiração a estação de verão.
Com tecidos frescos e leves, esta coleção “cápsula” (mini coleção) pretende trazer inovação, aliando o design á função.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
O presente documento foi realizado no âmbito do estágio na empresa de Knitwear e Ready-to-wear, Sibling London, compreendido entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015.
A Sibling London é reconhecida pelo uso de uma estética bastante divertida aliada à corrente artística da Pop Art e por explorar muito o sector Têxtil, nomeadamente a área das malhas e do croché.
A escolha do estágio nesta empresa deve-se sobretudo ao gosto e identificação pessoal da mestranda, como também ao objetivo de perceber determinados aspetos inerentes à Pop Art, tais como: qual a importância desta corrente artística da Arte Contemporânea no Design de Moda e Têxtil?; como pode ser aplicada?; qual a mais valia do seu uso para a empresa em questão?.
Tendo em conta a filosofia e o tipo de produtos oferecidos pela empresa, a mestranda pretende, portanto, dar resposta à questão de investigação: Como pode ser trabalhada a corrente artística da Pop Art nos sectores de Ready-to-wear e Knitwear e quais os procedimentos necessários para a sua aplicação?
Para dar resposta a esta problemática, recorreu-se ao uso de metodologias intervencionistas ativas (quasi-experiência) e não intervencionistas (pesquisa e observação), no decorrer do estágio, de forma a alcançar o objetivo desejado.
Referir ainda que, a mestranda tinha também como objetivo, adquirir novos conhecimentos acerca das metodologias e técnicas utilizadas pelos designers da empresa, para no futuro servirem como exemplo na criação e comercialização da sua própria marca.
No decorrer do estágio foram realizadas inúmeras tarefas, na sua maioria tarefas manuais, onde foram explorados vários materiais e técnicas têxteis. Visto que a empresa Sibling London não representa tecnicamente esse tipo de trabalho, a mestranda aproveitou esse facto para criar um hipotético documento onde se ilustra e descreve detalhadamente, os vários trabalhos manuais, com a intensão de complementar e melhorar, ao nível de organização, as metodologias de trabalho, utilizadas pela empresa e também para dar a conhecer ao público o seu trabalho de uma forma mais aprofundada.
O presente relatório termina com a apresentação e desenvolvimento de fichas técnicas, do trabalho manual realizado pela mestranda, ao longo do estágio.
Ao longo da história recente, verifica-se uma natural evolução do design gráfico português, tanto na sua forma prática como teórica.
O presente relatório versa sobre a realização do estágio que decorreu na empresa Design Station – agência de design e comunicação, e propõe uma análise sobre o impacto da era digital no design editorial, como estudo de caso a revista elaborada pela empresa, a Revista RUA.
Esta investigação insere-se no campo científico do design de comunicação, com foco no design gráfico e especificamente no design editorial, com o objetivo de refletir sobre o seu papel junto da sociedade e dos seus componentes.
Para iniciar este estudo, no qual foi utilizada uma metodologia mista, começou-se por aprofundar o conceito de design editorial, focando as revistas, de maneira a perceber os seus intervenientes e componentes. Segue-se uma aprofundada história do design de revistas, de maneira a contextualizar o trabalho e a perceber as principais correntes que se sucederam e o que contribuiu para o seu desenvolvimento.
O tópico investigativo presente neste trabalho incide sobre a questão da atualização necessária do modo de comunicação, construção e de criação dos conteúdos para revistas- e outras publicações editoriais, no âmbito era digital.
Posto isto, concretizou-se uma análise à Revista RUA e os seus meios digitais à luz de teorias estudadas. No decorrer do relatório evidenciam-se algumas transformações ao nível da comunicação em meio digital e o impacto que a internet teve no Design Editorial, examinadas através de uma metodologia mista de base qualitativa, aplicando métodos não intervencionista e intervencionista.
Primeiramente, existe uma correspondência à análise do enquadramento teórico, nesta fase é feita uma contextualização dos temas cruciais ao pensamento e fundamentação da atividade projetual em contexto de estágio e dos fundamentos que norteiam o trabalho prático. Na segunda fase, procede-se à descrição e explicação de todo o trabalho realizado durante o período de estágio, em particular sobre o desenvolvimento de projetos de design gráfico e de conteúdos de comunicação visual.
Ao longo do trabalho concretizado, e detalhado neste relatório, é possível entender e destacar o investimento nos meios digitais como meio de articulação, valorização e eficácia para uma melhor comunicação interna e externa da empresa, contribuindo para o seu desenvolvimento e evolução.