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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Violino) e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio incide, primeiramente, sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. É realizada uma contextualização do meio escolar, bem como de todos os componentes teóricos e práticos que o constituem. Depois realiza-se a caracterização do Aluno e da Classe de Conjunto em estudo, seguindo-se a descrição do desenrolar da prática em si e encerrando-se com uma reflexão sobre a mesma. Este relatório inclui uma segunda parte com um projeto cujos objetivos de investigação serão o aprofundar de conhecimentos sobre o Método Suzuki e verificar que tipo de impacto este pode gerar a nível de desenvolvimento musical nos alunos do Conservatório Regional de Setúbal. Foi realizada uma revisão literária sob o ponto de vista autores como Suzuki, Starr, Cannon, entre outros, onde se abordam temas técnicos e teóricos acerca da prática do violino em contexto individual e em conjunto. Foi realizada uma investigação que visa analisar o efeito da introdução do Método Suzuki no Conservatório Regional de Setúbal a diferentes níveis: didático (na disciplina de instrumento, pedagógico (ao nível da motivação e dinâmicas de aprendizagem) e cultural (ao nível da comunidade). Nesse sentido, recolheram-se dados de várias fontes, através da realização de entrevistas, à professora que introduziu o método no referido Conservatório e a dois grupos de ex-alunos, uns que estudaram segundo este método e outros que estudaram sob as orientações de outros métodos. Também foram recolhidos dados através da realização de um questionário a atuais alunos do Conservatório. De seguida, foram retiradas as conclusões da investigação que aparentam indicar a existência de benefícios na aplicação deste método que tem grande foco e incidência num ensino que promove a motivação e gosto dos alunos pelo violino e pela música numa idade bastante precoce.