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Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27228TFCEBA.
Objetivo
Avaliar o impacto de um programa de educação
de prevenção de quedas, na adaptação ambiental
e autoeficácia para o exercício, em adultos mais
velhos.
Materiais e Métodos
Foram avaliados vinte e seis participantes sendo
estes divididos em dois grupos: I - grupo de controlo
(n= 10) e II – grupo de intervenção (n= 16). Foram
avaliados, nos períodos pré (T0) e pós intervenção
(T1), através dos instrumentos: Checklist de
Adaptação Ambiental e Escala de Autoeficácia para
o Exercício.
Resultados Principais
Ambos os grupos continuaram com as atividades
dinamizadas pela instituição em que estavam
inseridas, sendo que o grupo II (intervenção)
participou também num programa de educação
para a prevenção de quedas, tendo obtido melhorias
significativas em alguns parâmetros da Checklist
de Adaptação Ambiental, enquanto que na Escala
de Autoeficácia para o Exercício não existiram
diferenças estatisticamente significativas entre T0
e T1.
Conclusão
Podemos inferir que um programa de educação
focado na prevenção de quedas, poderá ter
benefícios na adaptação do ambiente envolvente,
permitindo assim, uma potencial diminuição de
alguns dos fatores de risco de queda associados ao
ambiente doméstico.