Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório está dividido em duas partes e contempla a Prática de Ensino
Supervisionada e o Projeto de Investigação, ambos realizados no ano letivo
2016/2017.
A primeira parte foi realizada na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro
Álvares Cabral, em Belmonte, e relatou todos os passos tomados na prática
pedagógica. Foi escolhida uma aluna para análise de aulas individuais e um ensemble
de flautas para a classe de conjunto.
A segunda parte explicitou a aplicação do projeto de investigação, com especial
incidência nas questões de respiração e sonoridade. A escolha do tema partiu das
motivações da investigadora, que experienciou uma melhoria na sua prática da flauta
transversal no momento em que iniciou aulas de técnica vocal.
O projeto consistiu na criação e aplicação de um conjunto de exercícios, tendo por
base o aquecimento vocal, como forma de melhorar o rendimento do grupo de alunos
escolhido – igualmente da EMCCPAC. A metodologia selecionada foi a investigaçãoação
e a análise de dados feita tendo por base grelhas de observação, grelhas de
trabalho em casa e testes de aferição. A temática abordada teve como suporte
bibliográfico nomes importantes da música para flauta transversal, tais como Trevor
Wye e Michel Debost.