Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Este estudo analisa a música do quotidiano de jovens que frequentam o ensino
especializado de música do ponto de vista da sua utilização no processo de ensino e
aprendizagem. A partir da experiência em contexto de Prática de Ensino
Supervisionada numa turma de classe de conjunto vocal de terceiro ciclo e
secundário, pretendi observar qual a importância que a música do quotidiano
participativo tem no incremento da motivação dos alunos. Partindo da reflexão do
contexto em que decorreu a PES, construí um modelo teórico de análise que serviu de
referência para a planificação de toda a prática letiva. Através da utilização de uma
metodologia de investigação-ação baseada na investigação qualitativa, procurei
envolver os alunos de uma forma ativa e participativa na ação educativa. Os
resultados descritos parecem evidenciar um incremento na motivação através
utilização da música do seu quotidiano nas aulas de classe de conjunto coral.