Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Este
documento
é
o
resultado
da
conclusão
do
Mestrado
em
Ensino
de
Música
–
Variante
de
Formação
Musical
e
Música
de
Conjunto.
Divide-‐se
em
duas
partes.
A
primeira
é
o
relato
da
Prática
de
Ensino
Supervisionada,
feita
com
duas
turmas:
uma
turma
de
Formação
Musical
e
outra
de
Música
de
Conjunto.
A
segunda
parte,
designada
Projeto
do
Ensino
Artístico,
é
uma
investigação
sobre
“ferramentas
para
a
aquisição
de
competências
na
realização
de
ditados
melódicos”.
Estas
são
algumas
das
questões
orientadoras:
O
que
está
por
trás
da
incapacidade
de
transcrever
o
que
se
ouve?
Até
onde
vai
a
responsabilidade
do
professor?
É
possível
estabelecer
um
guia
de
recursos
didáticos
para
o
efeito?
Depois
de
uma
pesquisa
sobre
estudos
e
sugestões
de
vários
autores
é
proposto
um
guia
de
recursos
didáticos,
cujo
propósito
é
fornecer
ferramentas
de
trabalho
para
o
professor,
tendo
em
vista
a
formação
auditiva
do
aluno
e
a
sua
preparação
para
a
realização
de
ditados
melódicos
com
sucesso.