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Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
Trabalho de projecto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Os resultados das avaliações externas têm sido considerados fundamentais para determinar o desempenho do sistema educativo, com a finalidade de melhorar o sucesso. Portugal, ainda recentemente, sujeitava os alunos de 6º ano a exame nacional, com implicação na avaliação global. Nesta trama, o nosso estudo tem como objetivo analisar discrepâncias entre resultados de avaliações interna e externa e implicações da avaliação externa na (re)organização da escola. Analisaram-se os resultados de 821 alunos em Matemática. Foram também passados questionários aos professores tendo sido feita análise descritiva das respostas. As conclusões confirmaram a existência de discrepâncias significativas entre os resultados da avaliação interna e externa registando-se sempre classificação inferior na externa. As discrepâncias foram justificadas por diversos fatores tendo tido implicações na organização pedagógica através da implementação de medidas que não se mostraram efetivas.