Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado
no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o
trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do
Ensino Artístico, estando dividido em duas partes.
A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde se faz a
caracterização da escola e dos alunos, onde se apresentam as planificações e
relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho
desenvolvido ao longo do estágio.
Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título
Respiração Circular Método Pedagógico de Iniciação para Fagote. A falta de um
método de iniciação de respiração circular e a inexistência de uma pedagogia
adequada e adaptada para a sua iniciação em Portugal, foram o mote para a
realização desta investigação. Devido a estes factos e conhecendo o sucesso que esta
técnica tem nos dias de hoje, especialmente no repertório moderno, bem como o
sucesso da sua adaptação para outros instrumentos, pretende-se estudar se as
metodologias desta técnica podem-se aplicar com sucesso no ensino em Portugal.
Para tal, desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares da técnica,
incluindo a criação de um método de respiração circular para iniciantes.