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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Partindo da premissa de que no nosso país existe produção operática considerável e substancial, sobretudo emergente do período de ouro da música em Portugal, a época barroca, este projeto de trabalho visa colocar em discussão os motivos pelos quais essa mesma produção não é posta ao serviço da aprendizagem dos alunos que se especializam nesta área. No intuito de mostrar as potencialidades da língua portuguesa para este género musical, este projeto divide-se em três capítulos. No primeiro capítulo é apresentada uma resenha histórica da evolução da ópera portuguesa, e as tentativas que foram existindo para na tentativa de implementar uma corrente no nosso país. Centrando-nos na importância da língua portuguesa no processo de aprendizagem do canto, o segundo capítulo pretende aclarar as potencialidades fonéticas da língua, através da breve explicação da fisiologia vocal e das suas componentes acústicas e articulatórias. Ainda nesta parte, é apresentada a relevância da língua materna para o processo de aprendizagem do aluno. No terceiro capítulo, é apresentado o trabalho que foi feito no estágio profissional, no âmbito de aulas supervisionadas, complementado com as entrevistas previamente aplicadas a docentes de canto.