Freixedas (Pinhel)
Portugal, Serviço Cartográfico do Exército
1971
O ensino da matemática com recurso a materiais manipuláveis e a sua utilização no momento da avaliação
Type
masterThesis
Creator
Identifier
201099357
Title
O ensino da matemática com recurso a materiais manipuláveis e a sua utilização no momento da avaliação
Contributor
Afonso, Paulo José Martins
Subject
Matemática
Avaliação
Material manipulável estruturado
Aprendizagem ativa
Competências matemáticas
Mathematics
Evaluation
Manipulable material structured
Active learning
Mathematical skills
Avaliação
Material manipulável estruturado
Aprendizagem ativa
Competências matemáticas
Mathematics
Evaluation
Manipulable material structured
Active learning
Mathematical skills
Date
2013-12-10T17:59:42Z
2013-12-10T17:59:42Z
2013-12-10
2013
2013-12-10T17:59:42Z
2013-12-10
2013
Description
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo.
Cada vez mais é solicitado ao educador/professor que seja um profissional ativo, crítico e reflexivo na sua prática pedagógica. Estas exigências são fruto dos atuais desafios e das diversas situações problemáticas com que se deparam nas escolas de hoje. De um vasto leque de situações, o ensino da matemática despertou particularmente o nosso interesse, porque apesar de ser uma área com um elevado potencial educativo e lúdico para as crianças, acaba por ser uma área que não as motiva, e como consequência, estas obtêm baixos resultados escolares. Neste sentido, o presente Relatório remete-nos para a reflexão das práticas vivenciadas durante o estágio em contexto Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com especial interesse na reflexão sobre o contributo dos materiais manipuláveis (M.M) na avaliação das aprendizagens matemáticas. Depois de definido o problema de investigação, avaliar o contributo dos materiais manipuláveis na matemática aquando da avaliação das aprendizagens, e o objetivo a atingir, averiguar se as aprendizagens matemáticas são mais eficazes com o apoio dos materiais manipuláveis nos momentos de avaliação, foram definidas as estratégias metodológicas. Entre elas, destaca-se o recurso à avaliação formativa para obter os resultados necessários para a análise da eficácia dos materiais. É de salientar que alguns alunos não conheciam os materiais ou não estavam aptos a manipulá-los corretamente, pelo que esses foram, numa primeira fase, explorados com ajuda do professor. Por sua vez, recorreu-se aos dados quantitativos, de forma a fazer-se uma análise qualitativa referente à eficácia dos materiais. De uma forma geral, verificámos que os materiais, numa fase inicial, eram utilizados livremente, e, posteriormente, já eram utilizados pelas crianças com uma intencionalidade educativa, nomeadamente como auxiliares na resolução das tarefas matemáticas e das fichas de avaliação. Apesar disto, apurámos que os materiais manipuláveis não foram totalmente eficazes nos momentos de avaliação, uma vez que os alunos ditos bons, com recurso ou não a estes materiais, continuaram a obter bons resultados escolares e os alunos ditos menos bons obtiveram resultados bastante heterogéneos. Sendo assim, os que utilizam materiais manipuláveis, aquando dos momentos de avaliação, não obtiveram melhores resultados que os alunos que não recorreram aos mesmos materiais. Através das conclusões obtidas no nosso estudo-caso, podemos inferir que os M.M contribuem positivamente para o sucesso académico dos alunos, pois apesar de não serem totalmente eficazes nos momentos de avaliação, estes foram utilizados na sala de aula, inúmeras vezes, potenciando o desenvolvimento de competências matemáticas nos alunos.
Nowadays it is increasingly request the teacher/educator to be an active, critical and reflective professional in their teaching/pedagogical practice. These requirements are the result of the current challenges and the various problematic situations that schools face nowadays. From wide range of situations, the teaching of mathematics in particular aroused our interest, because despite being an area with a high potential educational and entertaining for children turns out to be an area that doesn’t motivates them and as a consequence they have low educational attainment. That said, this report takes us to the reflection of practices experienced during the placement in Preschool context and 1. º cycle of basic education context, with special interest in the reflection on the contribution of manipulative materials (MM) in assessment of learning mathematics. After defining the research problem, assess the contributions of manipulatives in mathematics when assessing learning, and the goal to achieve, investigate whether the mathematics learning are more effective with the support of manipulatives in times of assessment, the methodological strategies were defined too. Among them, we highlight the use of formative assessment to get the results needed for the analysis of the effectiveness of materials. It is important to note that some students did not know the materials and they weren’t able to manipulate them properly so these materials were initially explored with the help of the teacher. Then we used quantitative data in order to make a qualitative analysis on the effectiveness of the materials. In general, we found that the materials at an early stage, were freely used, and subsequently were already used by children with an educational intention, particularly as auxiliary materials in solving mathematical tasks and assessment sheets. Nevertheless, it was found that the materials were not totally effective manipulated in the assessment times because students considered good students, with or without these materials continued to achieve good grades at school and students that usually have lower grades obtained results quite heterogeneous. Through the conclusions obtained in our case-study, we can infer that the MM contribute positively to the success of the students because, although they are not fully effective in times of evaluation, these were used in the classroom, many times, enhancing the development of the mathematical skills in students.
Cada vez mais é solicitado ao educador/professor que seja um profissional ativo, crítico e reflexivo na sua prática pedagógica. Estas exigências são fruto dos atuais desafios e das diversas situações problemáticas com que se deparam nas escolas de hoje. De um vasto leque de situações, o ensino da matemática despertou particularmente o nosso interesse, porque apesar de ser uma área com um elevado potencial educativo e lúdico para as crianças, acaba por ser uma área que não as motiva, e como consequência, estas obtêm baixos resultados escolares. Neste sentido, o presente Relatório remete-nos para a reflexão das práticas vivenciadas durante o estágio em contexto Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com especial interesse na reflexão sobre o contributo dos materiais manipuláveis (M.M) na avaliação das aprendizagens matemáticas. Depois de definido o problema de investigação, avaliar o contributo dos materiais manipuláveis na matemática aquando da avaliação das aprendizagens, e o objetivo a atingir, averiguar se as aprendizagens matemáticas são mais eficazes com o apoio dos materiais manipuláveis nos momentos de avaliação, foram definidas as estratégias metodológicas. Entre elas, destaca-se o recurso à avaliação formativa para obter os resultados necessários para a análise da eficácia dos materiais. É de salientar que alguns alunos não conheciam os materiais ou não estavam aptos a manipulá-los corretamente, pelo que esses foram, numa primeira fase, explorados com ajuda do professor. Por sua vez, recorreu-se aos dados quantitativos, de forma a fazer-se uma análise qualitativa referente à eficácia dos materiais. De uma forma geral, verificámos que os materiais, numa fase inicial, eram utilizados livremente, e, posteriormente, já eram utilizados pelas crianças com uma intencionalidade educativa, nomeadamente como auxiliares na resolução das tarefas matemáticas e das fichas de avaliação. Apesar disto, apurámos que os materiais manipuláveis não foram totalmente eficazes nos momentos de avaliação, uma vez que os alunos ditos bons, com recurso ou não a estes materiais, continuaram a obter bons resultados escolares e os alunos ditos menos bons obtiveram resultados bastante heterogéneos. Sendo assim, os que utilizam materiais manipuláveis, aquando dos momentos de avaliação, não obtiveram melhores resultados que os alunos que não recorreram aos mesmos materiais. Através das conclusões obtidas no nosso estudo-caso, podemos inferir que os M.M contribuem positivamente para o sucesso académico dos alunos, pois apesar de não serem totalmente eficazes nos momentos de avaliação, estes foram utilizados na sala de aula, inúmeras vezes, potenciando o desenvolvimento de competências matemáticas nos alunos.
Nowadays it is increasingly request the teacher/educator to be an active, critical and reflective professional in their teaching/pedagogical practice. These requirements are the result of the current challenges and the various problematic situations that schools face nowadays. From wide range of situations, the teaching of mathematics in particular aroused our interest, because despite being an area with a high potential educational and entertaining for children turns out to be an area that doesn’t motivates them and as a consequence they have low educational attainment. That said, this report takes us to the reflection of practices experienced during the placement in Preschool context and 1. º cycle of basic education context, with special interest in the reflection on the contribution of manipulative materials (MM) in assessment of learning mathematics. After defining the research problem, assess the contributions of manipulatives in mathematics when assessing learning, and the goal to achieve, investigate whether the mathematics learning are more effective with the support of manipulatives in times of assessment, the methodological strategies were defined too. Among them, we highlight the use of formative assessment to get the results needed for the analysis of the effectiveness of materials. It is important to note that some students did not know the materials and they weren’t able to manipulate them properly so these materials were initially explored with the help of the teacher. Then we used quantitative data in order to make a qualitative analysis on the effectiveness of the materials. In general, we found that the materials at an early stage, were freely used, and subsequently were already used by children with an educational intention, particularly as auxiliary materials in solving mathematical tasks and assessment sheets. Nevertheless, it was found that the materials were not totally effective manipulated in the assessment times because students considered good students, with or without these materials continued to achieve good grades at school and students that usually have lower grades obtained results quite heterogeneous. Through the conclusions obtained in our case-study, we can infer that the MM contribute positively to the success of the students because, although they are not fully effective in times of evaluation, these were used in the classroom, many times, enhancing the development of the mathematical skills in students.
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