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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Guitarra Portuguesa
O presente trabalho procura debruçar-se sobre a figura de Octávio Sérgio. Sendo um dos maiores vultos vivos da guitarra e fado de Coimbra propõe-se relacionar o percurso de vida deste guitarrista com a sua produção musical. Primeiramente aborda-se, sucintamente, o estilo musical em que está inserido como forma de compreender os aspetos culturais da música que executa nomeando tambémm, várias figuras impulsionadoras da guitarra e do fado e o tempo e contexto social em que viveram. É dado um destaque especial à figura de Artur Paredes por ter sido um revolucionário da guitarra e, também, por ser a primeira grande referência de Octávio Sérgio no que toca à performance da guitarra. Assim compreende-se qual é o estilo musical em que se insere. No segundo ponto deste trabalho são expostos os aspetos biográficos que se resumem em quatro fases perfeitamente distintas. A primeira situa-se na cidade de Viseu, terra de origem do compositor, em que é explanado o contexto social e familiar, primeiras referências musicais e os primeiros passos na aprendizagem do instrumento. Na segunda fase o ingresso na Universidade de Coimbra com a interrupção castrense de 1961 a 1963. Na terceira , e mais importante, explana-se a vida artística semiprofissional de Octávio Sérgio incluindo o contacto pessoal com Artur Paredes até à morte deste, as primeiras gravações em disco como acompanhador e como solista e os mais importantes espetáculos em Portugal e no estrangeiro. Terminando este ponto, aborda-se a última fase da carreira do guitarrista a partir de 1987 quando volta para a cidade de Coimbra, onde reside atualmente, procurando-se passar pelos discos gravados e pela utilização da sua obra por parte de outros guitarristas. Na terceira parte abroda-se a obra composicional de Octávio sérgio, citando-se os discos gravados, a datação das peças e a análise de peças exemplificativas do estilo de composição do autor.