Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
A Foxtrot Aventura é uma empresa focada no desporto de aventura e no turismo da natureza, que nasceu de um sonho do seu fundador, Ricardo Fernandes. Esta empresa encetou de maneira informal no início da década de noventa, tendo sempre em mente a evolução, com o objetivo de progredir para algo mais profissional e adequado aos desafios que intrinsecamente coloca. O objetivo passou por ter um upgrade constante dos seus conhecimentos na realização de atividades de desporto aventura e não enfatizando o lado comercial e empresarial do negócio. No entanto, a empresa não comunica corretamente com o público, para quem não a conhece é difícil de encontrar, o que se torna numa enorme desvantagem, tem em falta alguns suportes comunicativos e os que tem estão desatualizados ou com escassez de informação. Sendo que, é essencial a resolução dos vários problemas de comunicação, pretende-se com isto, assegurar um upgrade na empresa, através da aplicação de um design contemporâneo, de uma reorganização na comunicação e divulgação dos diferentes canais e meios de comunicação. Foi então relevante obter uma perceção do mundo do desporto de aventura aliado ao turismo de natureza e ao turismo sustentável, assim, foi possível através da avaliação da concorrência, ter noção de como funciona a correta comunicação, e onde deverá estar posicionada a empresa em causa. O resultado deste projeto originou numa mudança na marca gráfica, na realização de um manual de normas gráficas, num desdobrável informativo, entre outras, uma plataforma online coerente, nomeadamente website, e ainda outros meios para a comunicação da empresa.
O vigente documento aborda toda a experiência de estágio curricular realizado na empresa Berci, conjuntamente com a investigação que tem como tema, “Gestão de processos criativos no Design de Comunicação”, para finalização do curso de Mestrado em Design Gráfico, da Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Com o intuito de fundamentar a perspetiva da autora de toda a investigação, é realizada uma revisão literária com os autores que mais se destacam nas áreas mencionadas ao longo do projeto. Para além da literatura de suporte, é utilizada como apoio, toda a aprendizagem da autora ao longo dos cinco anos de Licenciatura, Mestrado e a experiência de estágio curricular. Assim sendo, ao longo da investigação procurou-se responder à questão: “De que forma influencia a gestão de processos criativos no desenvolvimento de Projeto em Design de Comunicação?”, comprovando a sua relevância para as empresas e entidades particulares, de modo a contribuir para o sucesso das mesmas.