Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Guitarra Clássica
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto Educativo dividido em
duas partes.
A primeira parte apresenta o desenvolvimento da Prática de Ensino
Supervisionada, realizada no Ensino Artístico Especializado do Agrupamento de
Escolas Nº 2 de Abrantes, durante o ano letivo 2017/2018. Esta apresenta a
contextualização escolar, planificações, relatórios de aula e descrição das atividades
desenvolvidas.
A segunda parte comtempla o Projeto de Investigação sob o título, “A eficácia da
utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor
em Guitarra Clássica”. Nesta investigação procuramos aferir os benefícios em
complementar o estudo de uma obra através de exercícios técnicos específicos.
Enumeramos ainda os problemas e objetivos do Projeto de Investigação assim como a
fundamentação teórica essencial para o desenvolvimento do projeto.
Contempla também pesquisas bibliográficas relacionadas com a técnica
guitarrista, com métodos e estudos técnicos complementares para guitarra,
idiomatismo-instrumental e mecânica-instrumental.
A metodologia de investigação baseou-se na recolha de dados através de
questionários efetuados a professores de guitarra, observação direta, preenchimento
de grelhas de observação e planificações de estudo. Procurando aferir a eficácia da
utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor,
foram utilizadas as mesmas obras mas com metodologias diferentes. O projeto foi
desenvolvido em contexto de aula e teve a colaboração de dois alunos, com
caraterísticas idênticas, do IV grau de guitarra do Curso Básico de Música e efetuada a
respetiva recolha de dados comparativa. Para o efeito, ambos os alunos prepararam as mesmas obras, Dodice Monferrine
op.12 nº 1 e nº 2, de Mauro Giuliani e Barcarolle de Emílio Pujol. No entanto, o aluno A
preparou a obra Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, com auxílio de estudos técnicos
específicos, do livro Studio per la chitarra di Mauro Giuliani, opera 1ª enquanto o
aluno B preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram
explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. Num segundo momento,
o aluno B preparou a obra Barcarolle de Emílio Pujol com auxílio de estudos técnicos
específicos, dos livros Escuela Razonada de la Guitarra libro segundo e tercero,
enquanto o aluno A preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos
específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. No
final foram analisados e verificados os resultados.