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Bibliografia : p. 123
Contém referência bibliográficas
Composiçäo dos alimentos
Composiçäo dos alimentos
Bibliografia : f. 86
Contém referências bibliográficas
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CD 4 : Symphony nº 4 in E minor, Op. 98
Alívio do sofrimento
Dissertaçäo apresentada na Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa para obtençäo do grau de Mestre em estudos Anglo-Americanos(literatura inglesa)
Cuidados continuados
Proveniente do fundo do ex-CDE existente no IPCB
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19891TFCPAN.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26892TFCNHQA.
A comunicação é fundamental para nós enquanto seres humanos e vital no que toca à aproximação da relação Escola-família. Por essa razão sentiu-se a necessidade de investigar esta relação. E, sabendo-se que cada vez mais a sociedade é digital é importante promover a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no sentido de promover essa aproximação.
A questão que esteve na base desta investigação foi a seguinte: Será que a utilização de uma plataforma digital «LMS/Moodle-GIAE» de um Agrupamento de Escolas pode promover a aproximação entre a Escola e a família?
Neste contexto, foi feita uma investigação qualitativa com a vertente de estudo de caso para conhecer a opinião de alguns Encarregados de Educação, Diretores de Turma e alunos sobre esta possibilidade, relativamente às potencialidades e constrangimentos das plataformas digitais na relação Escola-família, bem como às vantagens e limitações da utilização das plataformas digitais.
De acordo com as opiniões dos participantes do estudo, nomeadamente alunos, Encarregadas de Educação e as Diretoras de Turma ressalta-se a pertinência da utilização das plataformas digitais, pelas vantagens que assumem, não só pelo facto de estarmos numa sociedade cada vez mais informatizada, como também pela rapidez e facilidade de contacto entre escola e família, o que contribui de certa forma, para a aproximação e melhoria da relação Escola-família.
Na perspetiva das Encarregadas de Educação e as Diretoras de Turma, percebeu-se que existe a preferência pela presença física na relação Escola-família, contudo referem a Moodle e o GIAE como ferramentas de complementaridade desta relação. Importa ainda referir, que todos os intervenientes do estudo consideram pertinente a alteração de determinados aspetos no que respeita às plataformas, no sentido de melhorar e contribuir para uma melhor funcionalidade e utilização das mesmas.
Sobre o acompanhamento dos Encarregados de Educação no percurso escolar dos seus educandos verificou-se que os alunos avaliam as plataformas digitais como uma ferramenta que proporciona um acompanhamento mais próximo dos pais ao seu percurso escolar. Contudo, foi mencionado pelas Diretoras de Turma que este envolvimento dos pais depende do seu interesse e preocupação. A principal barreira mencionada relativamente ao acompanhamento dos Encarregados de Educação no percurso dos seus educandos foi a disponibilidade horária e de espaços.
Contém referências bibliográficas
Processamento e conservaçäo dos alimentos
Processamento e conservaçäo dos alimentos
Recursos e gestão da água
Contém referências bibliográficas
Contém referências bibliográficas
Processamento e conservação dos alimentos
Documentação e informação
Contém referências bibliográficas
Cuidados de enfermagem
Gestão de empresas
Rede nacional de cuidados continuados integrados
Contém ref. bibliográficas
Trabalho apresentado para conclusäo do curso Estudos Superiores Especializados em Educaçäo Especial
Título fornecido pela autora: À descoberta das ciências no Jardim do Paço: interacção dos contextos formais e não formais para a aprendizagem das ciências no 1º CEB
Dissertação de Mestrado em Intervenção Social Escolar
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24213TFCORN.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Diversos autores, a partir da realidade vivenciada ao logo dos tempos pela enfermagem, têm procurado compreender o
sentido da profissão resultando daí diversos suportes teóricos para os cuidados prestados. Não há dúvida que os
modelos teóricos em enfermagem têm constituído uma base conceptual imprescindível, essencial para a profissão. O
presente artigo salienta precisamente a imprescindibilidade dos modelos teóricos em enfermagem e o seu papel
crucial na sua autonomia e problematiza o nome atribuído a um novo curso que emergiu recentemente no nosso país –
a “Enfermagem Veterinária”. À luz dos conceitos que especificam a enfermagem procura demonstrar-se, que só
deverá ser atribuído o nome de enfermeiro a quem cuide de pessoas.
Esta revisão busca entender o fenómeno da globalização alimentar. Através
dela procura-se captar o significado da expressão “globalização da alimentação” e
analisar implicações que resultam do confronto entre diferentes práticas alimentares.
O aprofundamento do tema consubstancia uma abordagem sociocultural e sistematiza
o pensamento de diversos teóricos que dissertaram sobre o assunto.
O presente trabalho disponibiliza informação que se pretendeu o mais actual possível sobre a comunidade de Caféde. O trabalho centra-se fundamentalmente em duas temáticas. Uma mais genérica e abrangente aprofunda a comunidade na vertente física e sócio-ambiental; a outra, mais específica, estuda os aspectos sócio-demográficos da população.
A saúde e a sua promoção parecem ter ocupado um lugar preponderante em múltiplos sectores
da vida social, muito particularmente nos da educação e da saúde.
Este artigo versa sobre promoção da saúde. Baseia-se numa revisão de literatura sobre a
temática e pretende ser apenas uma reflexão que sintetize as principais bases conceptuais que
estão subjacentes ao tema. Assim, aborda-se o conceito de saúde numa perspectiva evolutiva,
salientam-se os principais marcos históricos inerentes à promoção da saúde e reflecte-se sobre
o paradigma que sustenta a promoção da saúde
Tese de Doutoramento apresentada ao Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora
Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Desde há muito que o uso da marmita
como forma de minimizar os custos
da alimentação é uma realidade.
Atualmente este recurso parece
configurar-se sob a égide de um novo
olhar. Este artigo trata da reflexão sobre
o objecto que está em análise,
a marmita, e as linguagens
que lhe estão associadas.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Contém referências bibliográficas
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27101TFCNHQA.
The concept of heterogeneity among obese individuals in their risk for developing metabolic dysfunction and associated complications has been recognized for decades. At the origin of the heterogeneity idea is the acknowledgement that individuals with central obesity are more prone to developing type 2 diabetes and cardiovascular disease than those with peripheral obesity. There have been attempts to categorize subjects according to their metabolic health and degree of obesity giving rise to different obese and non-obese phenotypes that include metabolically unhealthy normal-weight (MUHNW), metabolically healthy obese (MHO), and metabolically unhealthy obese (MUO). Individuals belonging to the MHO phenotype are obese according to their body mass index although exhibiting fewer or none metabolic anomalies such as type 2 diabetes, dyslipidemia, hypertension, and/or unfavorable inflammatory and fribinolytic profiles. However, some authors claim that MHO is only transient in nature. Additionally, the phenotype categorization is controversial as it lacks standardized definitions possibly blurring the distinction between obesity phenotypes and confounding the associations with health outcomes. To add to the discussion, the factors underlying the origin or protection from metabolic deterioration and cardiometabolic risk for these subclasses are being intensely investigated and several hypotheses have been put forward. In the present review, we compare the different definitions of obesity phenotypes and present several possible factors underlying them (adipose tissue distribution and cellularity, contaminant accumulation on the adipose tissue, dysbiosis and metabolic endotoxemia imposing on to the endocannabinoid tone and inflammasome, and nutrient intake and dietary patterns) having inflammatory activation at the center.
Os cuidados de saúde primários têm ocupado um lugar de destaque no actual sistema de saúde
português. As políticas de saúde orientaram-se para a criação de equipas multidisciplinares responsáveis por um
grupo de utentes específico. Daí surgiu a necessidade de implementar estratégias organizacionais dentro dessas
equipas que as torne eficientes e eficazes. Nestas circunstâncias, é essencial a existência de um gestor de
cuidados nas equipas de saúde, cabendo-lhe a responsabilidade de articular o processo de cuidados. Este texto
pretende problematizar o conceito de Gestor de Caso e a sua relação com a prática de enfermagem. No decorrer
do mesmo, expõe-se a realidade vigente no Centro de Respostas Integradas – Equipa de Tratamento (CRI – ET)
de Castelo Branco, até há pouco tempo designado por Centro de Atendimento a Toxicodependentes.
A formação em didática ganha relevo na interação com a prática, através da construção colaborativa de planificações, seguidas de implementação e alvo de reflexão sobre a ação. Na ação educativa privilegiam-se experiências de aprendizagem diversificadas e ativas, originadas em questões desafiadores, com sentido para as crianças e capazes de as envolver em atividades práticas e investigativas, integradoras de áreas da Educação Pré-escolar. Assentes neste pressuposto, temos como objetivos apresentar e analisar uma experiência vivida por futuras educadoras numa intervenção didática com crianças de 5 anos em termos do valor para a sua formação e para a aprendizagem das crianças. Adotou-se uma metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos por análise documental. Os resultados evidenciam a apropriação de uma perspetiva de integração curricular e a valorização positiva da experiência didática, com destaque para o interesse, a motivação e o papel ativo das crianças.
O presente estudo tem por objectivo relacionar as actividades diárias de uma criança do sexo masculino de 10 anos, do meio urbano com a oscilação da frequência cardíaca registada nessas mesmas actividades.
A recolha dos dados foi efectuada através de um registo diário das actividades e do uso de um monitor de frequência cardíaca, durante uma semana tipo no período pós-escolar.
Os dados obtidos foram inicialmente categorizados em função das actividades realizadas pela criança, seguindo-se uma análise ao tempo dedicado a cada actividade e categoria. Neste seguimento foram também analisados os valores médios, máximos e mínimos da frequência cardíaca, bem como abordá-los no que toca à distinção semana do fim-de-semana.
Como conclusões verificámos que:
A criança não pratica Actividades Desportivas;
As categorias de actividades que mais predominam no dia-a-dia da criança são as Actividades Lúdicas e as de Mobilidade.
Tanto durante a semana como ao fim-de-semana, as actividades que ocupam maior percentagem sobre o tempo total correspondem às Actividades Lúdicas.
Na generalidade, a criança em estudo apresenta valores de frequência cardíaca de nível leve.
Climate change is a challenge for forests in the coming decades, with a major impact on species adaptation and distribution. The Mediterranean Basin is one of the most vulnerable hotspots for biodiversity conservation under climate change in the world. This research aimed at studying a Mediterranean species well adapted to the region: the Arbutus unedo L. (strawberry tree). The MaxEnt, a presence-only species-distribution software, was used to model A. unedo’s environmental suitability. The current species potential distribution was accessed based on actual occurrences and selected environmental variables and subsequently projected for the Last Glacial Maximum (LGM), the Mid-Holocene (MH), and the years 2050 and 2070, considering the two Representative Concentration Pathways: RCP4.5 and RCP8.5. Results from the LGM projection suggest the presence of refugia in the core of the Mediterranean Basin, in particular the Iberian Peninsula (IP). The projections for the MH indicate increasing climatic suitability for the species and an eastward expansion, relatively to LGM. The predicted future environmental changes will most likely act as a catalyst for suitable habitat loss and a range shift towards the North is likely to occur.