The rumen and its microbes
Hungate, Robert E.
1966
Search results
4 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
A primeira parte deste relatório apresenta o trabalho desenvolvido pelo estagiário,
na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de
Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, desenvolvido nas turmas de
segundo grau de Formação Musical e Música de Conjunto-Coro A do primeiro e
segundo grau do Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de
2019/2020. Contextualizamos a escola e o ensino e apresentamos as descrições
reflexivas da prática letiva nas disciplinas de Formação Musical e Música de Conjunto-
Coro, assim como as planificações de aula, recursos pedagógicos utilizados nas aulas
práticas e supervisionadas e a descrição de outras atividades extracurriculares
desenvolvidas durante o estágio.
Na segunda parte, é apresentado o relatório do Estudo de Investigação, enquadrado
na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, abordando a seguinte temática:
“O Teatro Musical, como veículo de aprendizagem no Ensino de Música: Formação
Musical”, desenvolvido na turma de Primeiro grau de Formação Musical do
Conservatório Regional de Castelo Branco, polo de Proença-a-Nova, durante o ano
letivo 2019/2020.
Esta investigação incide sobre a utilização do Teatro Musical na disciplina de
Formação Musical, no Ensino Especializado de Música. A problemática que se
pretendeu investigar está relacionada com o desenvolvimento de novas abordagens
criativas no ensino da Formação Musical, percebendo de que forma é que o Teatro
Musical, através da canção, movimento e interpretação, contribui, como recurso
pedagógico na implementação de estratégias, para promover competências, interesse
e motivação na aprendizagem musical. Utilizaram-se como instrumentos de
investigação as referências bibliográficas, os inquéritos por questionário aplicados aos
alunos, os resumos reflexivos das aulas e as grelhas de observação de aula, produzidas
através das observações diretas registadas na sala de aula. De acordo com as evidências apresentadas ao longo do estudo, as estratégias
adotadas revelam uma melhoria significativa das competências e conhecimentos
musicais dos alunos, contribuindo positivamente para a sua motivação e interesse na
exploração dos conteúdos musicais. Neste sentido, entendemos que os resultados
obtidos ao longo do estudo, revelam que a aplicação prática do Teatro Musical nas aulas
de Formação Musical pode ser um recurso pedagógico bastante significativo,
melhorando substancialmente a aquisição de conhecimentos, o interesse e motivação
para a aprendizagem musical.
This research focuses on the application of Musical Theatre in the subject of Music Theory, in specialized Music
Education.
The issue to be explored is related to the development of new creative approaches in Music Theory Education,
showing how Musical Theatre, through song, movement and performance, can contribute, as a pedagogic resource, to
the implementation of strategies to promote musical, conceptual, attitudinal and motivation skills in musical learning.
The methodology applied was action research, taking a first-grade Music Theory class as the target population. In
addition to bibliographical research, use was made of research instruments such as surveys through questionnaires,
reflective summaries of classes and observation grids.
According to the evidence presented in the course of the study, the strategies adopted reveal a significant
improvement in students’ musical skills and knowledge, despite the limitations caused by Covid-19, positively
contributing to their motivation and interest in the exploitation of musical content. In this sense, we conclude that the
results obtained throughout the study reveal that the practical application of Musical Theatre in Music Theory classes
can be a very significant pedagogical resource, substantially improving knowledge acquisition, interest and motivation
for musical learning.