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A presente obra trata-se de uma investigação-ação, cujo objetivo é precisamente melhorar a prática pedagógica, apoiando-se em ações de observação, reflexão, planificação e aplicação de novas estratégias, no contexto prático da sala de aula. Fundamentalmente, procurou-se estabelecer estratégias que permitam fomentar a criatividade no ensino de música, especificamente nas aulas de contrabaixo, num contexto de improvisação e composição em grupo. Neste sentido, explora-se igualmente a pedagogia de orientação para uma aprendizagem criativa, objetivando uma aprendizagem cada vez mais significativa e otimizada. No âmbito desta investigação criou-se o projeto Oficina de Experimentação Musical, integrado na disciplina de instrumento – contrabaixo, um espaço aberto para a prática da improvisação e composição em grupo. Acompanhou-se o processo criativo de um grupo de três alunos do 5º ano, que produziram um trio para contrabaixos intitulado Peça sobre o oceano, com três variações, e várias pequenas peças de música concreta. Durante o período de investigação foi decretado o encerramento das escolas devido à pandemia por Covid-19. Optou-se por continuar o projeto com a exploração de música concreta na tentativa de ultrapassar as dificuldades inerentes à inexistência de contrabaixos nos domicílios dos alunos. Os resultados práticos das sessões foram analisados pela perspetiva do Modelo do Desenvolvimento Musical de Swanwick e por um Teste de Pensamento Criativo de Torrance adaptado para a avaliação das ideias musicais, permitindo obter informações quanto ao desenvolvimento musical criativo dos alunos. Realizou-se também uma entrevista aos três alunos, que informou acerca do impacto das estratégias utilizadas e dos problemas que à primeira vista não eram identificáveis