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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com a Faculdade de Arquitetura Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Textil
No âmbito do conceito de tradição, sendo uma herança de costumes e bens culturais, partilhada entre gerações ao longos dos anos, onde a valorização e práticas culturais se desenvolvem numa constante de progresso ao longo dos tempos. O Design de Acessórios vai permitir transmitir esse conceito em forma de coleção de malas de palha de centeio, permitindo modernizar e inovar os produtos já existentes e tradicionais, dando-lhe outro tipo de utilidade sem ser apenas o típico, como um objeto utilitário de recolha, para guardar alimentos e transporte de objetos pequenos. O Design tem um papel fundamental neste projeto, permitindo estruturar e planear esta inovação através de um processo organizado de criar, com necessidade de projetar, estudar, esquematizar e planificar. A marca Palha Fidalga, situada em Marco de Canaveses, nasceu com o propósito de não deixar morrer a tradição da criação de objetos tradicionais em palha de centeio. Tendo já a marca quem produzisse as típicas malas tradicionais, foi proposto à mestranda desenvolver uma linha mais inovadora e moderna dos produtos, em parceria com a marca ficando acordado entre ambas que cada modelo desenvolvido e proposto para a marca tivesse um registo de modelo pertencente a equipa de design e não a marca em si. Ficando a marca com uma percentagem das vendas, mas o registo dos modelos seria da equipa de design. Houve necessidade de estruturar bem todo o processo, iniciando com a elaboração de um diagrama projetual onde se pretendeu dar resposta à questão de investigação, sendo ela “Como um designer de moda pode converter um conceito tradicional numa peça de design? “. Com isto surge a necessidade de empregar uma metrologia de trabalho mista, sendo ela não-intervencionista e intervencionista. Na metodologia não-intervencionista, procurou dar-se resposta à questão de investigação através da pesquisa elaborada em documentos, livros e internet. Quanto à metodologia intervencionista, esta está associada à componente projetual onde se concebeu todo o processo criativo no âmbito do Design de Acessórios da coleção.