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Os agregados britados de granulometria extensa continuam a ser frequentemente
utilizados nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários Portugueses,
nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais
naquele tipo de camadas, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, não se
encontra ainda suficientemente caracterizado, sobretudo por razões que se prendem com
a heterogeneidade dos maciços donde são provenientes. Sendo estes materiais de
especial importância para a tecnologia de pavimentos Portuguesa e por forma a tentar
contribuir para um mais aprofundado conhecimento dos mesmos foram desenvolvidas
duas teses de Doutoramento, na Universidade de Coimbra e no Instituto Superior
Técnico, que, utilizando diferentes metodologias de ensaio, tiveram como principal
objectivo a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de
comportamento para materiais britados não tratados. Basicamente, em ambos os
trabalhos procedeu-se, para além da caracterização geotécnica, à caracterização do
comportamento mecânico do material em laboratório, recorrendo a ensaios triaxiais
cíclicos, realizados segundo dois procedimentos distintos. Nesta comunicação
apresentam-se os resultados encontrados, nomeadamente no que respeita à modelação
dos resultados dos ensaios triaxiais cíclicos, segundo as duas metodologias de ensaio,
incluindo o modelo que, segundo os trabalhos, melhor traduz o comportamento
mecânico daqueles materiais portugueses. Por fim, faz-se uma breve comparação entre
as duas metodologias de ensaio e avalia-se a sua influência no módulo resiliente dos
materiais.
Disponível apenas o resumo