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Contém referências bibliográficas
Bibliografia : f. 55
1 parte para baixo, 1 parte para violoncelo
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Resumo do poster:
Introdução: O torcicolo muscular congénito (TMC) é definido como uma contractura unilateral do músculo esternocleidomastoideu (ECM) que se manifesta geralmente no período neonatal ou em lactentes (1). É a terceira patologia congénita musculo-esquelética mais comum (3-5) e apresenta uma incidência de 1 em 250 recém-nascidos (1, 6, 7).
Objectivos: Caracterizar a prática clínica dos fisioterapeutas em crianças com TMC e chegar a um consenso relativamente às intervenções utilizadas e resultados esperados no tratamento da criança com TMC pelos fisioterapeutas.
Metodologia: A recolha de dados foi feita através do painel de Delphi modificado. Foram formulados três questionários, os quais foram distribuídos aos fisioterapeutas do HDE em três momentos distintos.
Resultados/ Conclusão: Através do painel de Delphi modificado, obteve-se um consenso para as seguintes intervenções: alongamento manual passivo e activo do ECM, massagem/outras técnicas de mobilização dos tecidos moles (ao nível da estrutura), fortalecimento do ECM contra-lateral, facilitação do desenvolvimento neuro-sensório-motor (ao nível da função), técnicas de manuseio/posicionamento da cabeça do bebé, promoção da interacção entre a criança e família, promoção da inserção da criança no seu ambiente escolar (ao nível da actividade/participação), adaptações habitacionais e ensino aos cuidadores (ao nível dos factores ambientais). Relativamente aos resultados esperados, obteve-se um consenso para os seguintes: simetria das amplitudes de movimento passivas/activas do pescoço, desaparecimento do nódulo fibrótico (ao nível da estrutura), aquisição de simetria nas competências do desenvolvimento neuro-sensório-motor, ganho de simetria em todas as posições funcionais (ao nível da função), manutenção da cabeça na linha média, inserção da criança no seu ambiente escolar (ao nível da actividade/participação) e adequação do domicílio à situação da criança (ao nível dos factores ambientais).
Educação para a saúde
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção do Audiovisual
Contém ref. bibliográficas
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção do Audiovisual
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
A presente investigação descreve e analisa a temática da Gestão de Projetos de Design, observando a importância deste tema para a melhoria no desenvolvimento de projetos desta área, para a obtenção de melhores resultados e para a valorização do design enquanto ferramenta estratégica - desenvolvendo-se para cumprimento de tais objetivos, um modelo de Gestão de Projetos de Design Gráfico, com base em matérias teóricas, metodologias e modelos defendidos por outros autores, publicações e experiências pessoais da autora.
Para além da investigação inserida numa metodologia não-intervencionista, houve também uma investigação ativa com metodologias mistas (intervencionista e não-intervencionista) realizada em contexto de estágio na empresa Dielmar, durante seis meses, sobre o qual se observaram e manipularam matérias relativamente ao Design Gráfico, tendo-se - respetivamente - observado o fluxo de trabalho interno, as metodologias aplicadas e as falhas/oportunidades dentro do departamento em questão, e realizado projetos de diversas naturezas.
Através da avaliação do Estado da Arte, do comportamento empresarial Dielmar e do Estudo de Casos, procurou-se comprovar a pertinência e importância desta área nas organizações e particulares, sejam de design ou não.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28951TFCEBA.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Contém referências bibliográficas
Contém referências bibliográficas
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
A Transposição dos Grandes Vasos (TGV) é uma anomalia cardíaca que representa 5 a 10% das
cardiopatias congénitas. Pertence ao grupo das patologias cianóticas e consiste numa dextrotransposição das grandes artérias do coração, a aorta e a pulmonar. Esta anomalia é incompatível com a vida, exceto na presença de uma comunicação interventricular ou interauricular (CIA) ou ducto arterioso que permite a mistura do sangue venoso com o arterial, possibilitando assim a vida ao doente. Relata-se o caso de uma criança com 13 dias de vida, a quem foi aferido o diagnostico pré-natal de TGV através de ultrassonografia fetal às 21 semanas de gestação. Aquando do seu nascimento, foram realizados exames de diagnóstico que confirmaram
o diagnóstico pré-natal sendo a criança encaminhada para intervenção de correção total de TGV. A cirurgia teve uma duração aproximada de 7 horas, sendo que 188 minutos foram em Circulação Extracorporal (CEC). Imediatamente após o nascimento, foi efetuada a técnica de Septostomia de Rashkind, possibilitando a sobrevida da criança até á correção total da TGV, pois neste recém-nascido não apresentava CIA.