Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Este projeto visa o desenvolvimento de uma proposta de metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, que tem como objetivos evidenciar a importância da aplicação da investigação em design de comunicação em contexto da prática profissional, a criação de novo conhecimento científico, enfatizando a valorização da visão holística e da gestão de design, e compreender de que forma a gestão de projeto pode auxiliar quer na compreensão da visão holística do problema, quer na respetiva solução. Foram utilizadas metodologias não-intervencionistas e intervencionistas. No caso das metodologias não-intervencionistas, foram utilizados os métodos exploratórios de revisão da literatura, entrevistas exploratórias e estudo de casos. No que concerne às metodologias intervencionistas, foram utilizados os métodos generativos de investigação ativa, triangulação da informação e matriz ponderada. Em último lugar, utilizou-se o método avaliativo de análise dos resultados. Com a finalidade de desenvolver uma metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, foram analisados cinco estudos de caso relacionados com as áreas de desenvolvimento de produtos agroalimentares, desenvolvimento de produtos de cosmética/farmacêutica; investigação cultural, e promoção e divulgação ambiental. Além disso, também foi efetuada a revisão da literatura, considerando os autores de referência das várias disciplinas no âmbito do projeto, nomeadamente a investigação em design de comunicação, gestão de design, gestão de projeto, design thinking, visual design e design de comunicação visual. No âmbito do desenvolvimento do presente projeto, também foi realizado um estágio curricular no grupo de investigação RETHINK, tendo sido fundamental para obter uma perspetiva do contexto de prática profissional, e assim complementar as perspetivas dos autores de referência, desenvolvendo um modelo fundamentado num contexto teórico-prático de investigação.