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Contém: vol. 1 : O bordado de Arraiolos
O presente estudo aborda a utilização de Diagramas no processo de análise de Sistemas e de linguagem de Identidade Visual das Marcas. Foi desenvolvido o estudo comparativo de casos de marcas Gastronómicas de Estrela Michelin, com intuito de compreensão do seu DNA e posicionamento em relação aos elementos de comunicação utilizados. Os resultados obtidos, permitiram perceber as diferentes linguagens visuais entre as MARCAS, desde da sua componente visual, através do nome, símbolo, tipografia, cor, passando pelos elementos complementares, imagética, formas, som entre outros. Essa relação permite-nos obter reflexões acerca das suas características e do que as difere e as aproximam permitindo ter um maior controle sobre esse universo visual, bem como sobre a implementação do seu DNA. Em suma concluímos, apesar das diferentes linguagens, as marcas mantém o seu posicionamento.
Este artigo tem como propósito discutir e explanar os beneficios de um modelo para a definição da imagética da marca, criado com base em princípios de design aplicados à semiótica da imagem, nomeadamente usados na sua interpretação. A metodologia utilizada neste trabalho de investigação tem uma base metodológica mista, fundamentada na revisão da literatura. Na perspectiva da semiótica são identificados parâmetros usados na interpretação de imagens, nomeadamente nos modelos de análise existentes, enquanto que do modelo de diagnóstico de marca são extraídos requisitos e princípios de design inerentes à imagética.Os resultados deste estudo consistem na definição de diretrizes de identificação de princípios de design e semiótica possíveis de serem aplicados a um modelo para a definição da imagética da marca. Particularmente, pretende-se identificar tipologias de códigos da imagem especificados através de parâmetros semióticos que conotem o dna da marca, que tenham escalabilidade e potencial para definir um modelo para a imagética da marca.
Os museus são fortes pilares do conhecimento moderno mas, por diversos motivos, nem todos são apelativos nem comunicam como deveriam, resultando numa passagem de conhecimento que nem sempre alcança os públicos que era suposto. Nesta nova era digital, chamada de Industria 4.0., todos somos utilizadores, seja de um serviço ou de aplicações e em qualquer das situações o utilizador espera uma experiência personalizada. Este artigo faz parte de uma investigação de doutoramento em design que pretende estudar a comunicação e o envolvimento do público com os museus, em particular com o Palácio- Museu da Pena (localizado em portugal. na região de Sintra) analisando as possibilidades que o Service Design pode oferecer (gestão, comunicação, organização do espaço, interactividade). Nesse contexto, este artigo tem por base numa revisão de literatura e lança a questão relevante a esta investigação, tece argumentos sobre qual a sua pertinência, bem como sobre a delimitação do objecto de estudo da mesma. Além disso, formula a hipótese e aborda algumas metodologias e métodos que parecem ser propícios à investigação. Assim, esperamos que os resultados desta investigação sejam um contributo para o conhecimento e definição os sistemas de service design que melhorem a ligação dos museus com os visitantes e que se tornem centros de conhecimento na sua experiência global. Para isso, pretendemos fazer uma revisão da literatura sólida sobre a temática, da qual este artigo representa uma pequena parte desse estudo. Também é objectivo estudar metodologias que aportem a fusão da prática com o meio cientifico e académico. A razão pela qual pretendemos usar o Palácio da Pena como um estudo de caso está relacionada com o acesso privilegiado a informação necessária ao sucesso desta investigação, bem como às instalações e públicos da instituição.
Este artigo tem como objetivo analisar como as marcas de moda utilizaram ferramentas de branding em sua comunicação e como essas estratégias foram importantes recursos durante os períodos de confinamento da pandemia, de forma a manter sua ligação com os consumidores e/ou atrair novos clientes para a marca. Por meio de revisão bibliográfca, pode-se observar a influência das redes sociais no fortalecimento do vínculo emocional do consumidor com a marca, mesmo esta estando com seu ponto de venda físico fechado durante o primeiro confinamento. Assim é possível compreender como uma comunicação bem construída pode trazer resultados positivos e fidelidade a uma marca de moda mesmo em períodos de instabilidade financeira
Communication design can well be framed as the heartland of effective communication. Brands are the result of a communication design exercise and their impact on lifestyles, either in terms of behaviour change or adaptation, ways of communicating, or one’s own perception of the human condition and the world, is well established. On the other hand, research fulfils the purpose of questioning, understanding, and transforming the world. This text presents a set of articles that open different perspectives on how brands can engage with ground-breaking communication design and how they transform the world we live in.