Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Interiores e Equipamento apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Atualmente, percebe-se uma tendência de revivalismo, valorização e proteção para com o artesanato. Com a alteração dos gostos e dos perfis de consumo, o desafio de sobrevivência do artesanato passa por incluir elementos de design, como novas tecnologias, técnicas e abordagens. O design contemporaneamente, constitui-se como uma ferramenta substancial em relação de interligação dos valores, costumes e necessidades da sociedade. A confabulação entre o artesanato e o design servirá para a revitalização e preservação de técnicas antigas e também como base para que o design e artesanato floresçam de forma a conseguirem uma maior aceitação e ligação por parte do corpo social. Para que esta ligação seja intemporal é preciso ter-se em conta os costumes, metodologias e contexto histórico em que se enquadram. O presente projeto explora a relação designer e artesão e o conceito de design. Numa abordagem teórica são analisados conceitos como o artesanato, o design e a apresentação de novas correntes destes dois tópicos entrelaçados. O trabalho prático é a criação de um objeto que contém técnicas ancestrais e ao mesmo tempo seja contemporâneo e funcional, também se faz a avaliação da realidade do artesão com entrevistas a vários intervenientes com o sentido de perceber a viabilidade das técnicas e saberes. Procurando assim a propaganda da cultura portuguesa que parece estar esquecida.