Search results
3 records were found.
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música
O presente relatório de estágio surge de duas unidades curriculares do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco - Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico.
O trabalho está estruturado em duas partes distintas. A primeira parte está destinada a uma reflexão da prática de ensino desenvolvida no estágio e a segunda um desenvolvimento de um tema de investigação.
Na primeira parte são inseridas algumas das planificações e reflexões de aula, bem como a caraterização do meio, da escola e alunos de estágio.
Na segunda parte, é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, intitulado de Classe de Conjunto de Teclas do Conservatório Regional do Baixo Alentejo: estratégias de organização e desenvolvimento curricular. A inexistência de um programa curricular e orientações pedagógicas foram o motivo para este trabalho de investigação. Devido a estes fatores e tendo o conhecimento do modelo C (L) A (S) P (Composição, Literatura, Audição, Competências e Performance) de Keith Swanwick, decidi implementar este modelo e refletir sobre a aprendizagem dos alunos e as suas perceções. Como consequência, planificou-se aula por aula com o objetivo de passar por todos os domínios da composição, literatura, audição, competências e performance do referido modelo.
Os resultados demonstram que através de atividades variadas e da utilização de mais recursos na sala de aula, os alunos conseguiram dominar mais competências e trabalhar em grupo de uma forma mais ativa e produtiva.